Web Companion - Como remover

Web Companion é uma ferramenta grátis da Lavasoft, que supostamente protege os internautas de sites maliciosos, controle de dados, anúncios, golpes de phishing e etc. Desde de 2014 ele substituiu a barra de ferramentas de segurança Ad-Aware e alcançou uma boa taxa de sucesso entre os usuários. Soa como se esse produto perfeito fosse quase bom demais para ser verdade, e essa é a verdade. Instalação astuta, de sequestro de navegador, publicidade e registro de dados são os problemas que os clientes ou usuários encaram com a prometida navegação segura.

Adaware Web Companion não é um antivírus em si, mas sim um produto adicional que funciona em conjunto com outros antivírus. Na realidade, muitos antivírus confiáveis marcam o Web Companion como mal-intencionados, mas para a Lavasoft tem os seus próprios produtos de segurança como Adaware Secure Search, Adaware Ad Block, Adaware Download Companion que muitas vezes serão oferecidos para você, se você tiver o Web Companion, assim a detecção de ameaças não poderia causar qualquer suspeita.


web companion pup

Se você permitiu acidentalmente Web Companion entrar em seu sistema, ou o fez voluntariamente, mas cansou desse programa não tão útil, por favor, continue lendo esse artigo preparado pela equipe 2-viruses.com para aprender sobre os melhores métodos de remoção e por que você deve remover as criações indesejadas Lavasoft imediatamente.

O que é Web Companion

Primeiro de tudo, vamos deixar claro – Web Companion não é um vírus. No máximo, ele poderia ser considerado um PUP (programa Potencialmente Indesejado), pois ele pode se instalar em seu sistema despercebido. Ainda assim, algumas das características desta ‘auxiliar de antivírus’ apresentam algo que você não esperaria de um software de segurança decente. E é por isso que não existe motivo para mantê-lo.

Web Companion Ad-Adware funciona nos três principais navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer. Ele pode ainda dar suporte a outros navegadores detectando URLs de sites mal-intencionado, mas outras funcionalidades não estarão disponíveis. O nome do arquivo primário de instalação principal é Lavasoft.AdAware.dll, também pode ser WebCompanion.exe ou simplesmente Installer.exe. Durante a instalação, a ferramenta cria um Serviço do Windows que é executado continuamente em segundo plano e cria um ponto de registro do Windows, que é executado a cada reinicialização do PC.

A versão mais comumente instalada é a 1.1.922.1860, que vem junto com o persistente Avast antivírus geralmente afetando os usuários que têm o sistemas operacionais Windows 7 e Windows 8. Quase metade dos usuários é dos Estados Unidos (48%), com Alemanha (17%) e Reino Unido (5%) mantendo-se ligeiramente para trás. Já se passaram mais de 4 anos, mas o Ad-aware ainda está se espalhando entre os usuários de internet em todo o mundo, escondendo-se sob aparência enganosa e beneficiando-se de cliente inconscientes.


web companion ad aware virus

Na verdade, a análise, em VirusTotal mostra que, mesmo a versão mais recente do Web Companion é vista por alguns programas antivírus, como malicioso, o seu antivírus faz isso com um justo motivo. Mesmo que a Lavasoft explique como uma detecção acidental devido à marcação de arquivos maliciosos correspondente ou da natureza competitiva de todas as ferramentas antispyware, mas o fato do Web Companion demonstrar um comportamento muito semelhante ao de malware é inegável.

Por Web Companion é perigoso

Para começar, Web Companion, a ferramenta virtual de segurança da internet ainda usa a antiga extensão HTTP do seu site oficial, a qual a maioria dos navegadores, principalmente o google Chrome, marca como não seguro. Talvez seja porque é um programa gratuito que não tem recursos para investir em um protocolo de criptografia mais seguro, mas certificados HTTPS não são tão caros como antigamente e em breve serão a norma, não um requisito. (Mais sobre HTTP vs HTTPS diferenças) o que já joga uma sobra no produto da Lavasoft.


web companion uninstall

Outro problema que os usuários do Web Companion notam é o sequestro de navegador. Uma vez instalado Web Companheiro altera o padrão do provedor de serviços da web para o Bing. Não há muita liberdade para se livrar dele, mas se você conseguiu evitar a primeira vez, ele irá pedir para alterar as configurações para suas recomendações mais 3 vezes antes de parar. E você pode ter certeza de que o programa indesejado irá usar várias técnicas para fazer com que você instale o Bing, que está, provavelmente, patrocinando a Lavasoft.

O interessante é que, antigamente, a Lavasoft foi usava Komodia SSL Digestor em seu Web Companion. O mesmo recurso que foi responsável pelo Escândalo Superfish. Este programa pode ultrapassar a segurança do navegador, assinando certificados da internet, permitindo que o comprometimento parcial do navegador e a leitura de sites encriptados e injetá-los com propagandas e etc. De novo, isso é exatamente o oposto do que o Web Companion deveria fazer.

Mas a maior controvérsia de todas é que a política Lavasoft diz que a empresa mantém o direito de dar alguns ” dados não pessoais” sobre você para terceiros e as informações que você postar publicamente é considerada não confidencial, portanto podem ser registradas e compartilhadas. Enquanto Esse é um comportamento inesperado e inadequado para um produto que, na verdade, deveria protegê-lo de spyware, esta técnica ajuda a construir a receita de anúncios , o que permite o Lavasoft ser gratuito. Soa como um caso muito semelhante caso, como o ambíguo Navegador Seguro Avast .

Podemos compartilhar suas informações pessoais com qualquer uma de nossas empresas mãe e subsidiárias. Além disso, podemos divulgar suas informações pessoais com terceiros. Adaware pode ainda compartilhar com terceiros informações estatísticas agregadas, isto é, informações que não identificam Você como um indivíduo, mas referem-se a certos adaware usuários no total.

Adaware executa anúncios e promoções de terceiros no site adaware. Em nenhum caso, o adaware será responsável por perdas ou danos de qualquer tipo incorridos a você devido a suas relações comerciais com terceiros. O site adaware contém links para sites de terceiros. Sites de terceiros de que Site adaware indica não estão sob controle do adaware, que portanto não tem responsabilidade e não endossa qualquer informação, publicidade, conteúdos, produtos ou serviços desses sites de terceiros.

A Lavasoft afirma que eles irão coletar dados sobre o seu sistema operacional (versão de lançamento, arquitetura de bit), aplicativos instalados (nome, versão, fonte de instalação e localização), o seu IP e serviços em execução no seu Windows. Juntamente com o chato do motor de busca Bing, isso deve colocar os pontos finais e concluir que o Web Companion não deve permanecer em seu computador por mais tempo e vai trazer mais prejuízos do que benefícios.

Como Web Companion entrou no seu computador

Você pode ter instalado o Web Companion da Lavasoft pensando que, como mencionado em sua página oficial, irá garantir a navegação segura e irá protegê-lo contra a intrusão de ameaças virtuais. Mas como você está lendo este artigo, você provavelmente nem se lembra de algo similar em propósito e Web Companion foi instalado, mesmo sem pedir o seu consentimento.

A verdade é que tais programas gratuitos são distribuídos em conjunto com outras instalações de software. Esta distribuição popular é chamado de método De empacotamento. Enquanto desenvolvedores de freeware não têm muito poder sobre a forma como o fornecedor do programa irá colocar o seu produto para a instalação e se ele vai pedir uma permissão separada para instalar o Web Companion ou não, é sempre da responsabilidade do utilizador ser mais cauteloso durante as novas configurações de programa, em vez de confiar totalmente no distribuidor.

Para ficar mais confiável a Lavasoft tenta trabalhar apenas com o prestígio dos fornecedores de distribuição, mas ainda assim, o fato de um programa de segurança tem que esgueirar-se em computadores usando essas formas levanta suspeitas. Portanto, sempre antes de instalar qualquer coisa, tome seu tempo e desmarque programas adicionais/opcionais durante a instalação. Além disso, fazer o download apenas de programas legítimos e sites oficiais, e não de terceiros distribuidores.

Como terminar o Web Companion

As estatísticas mostram que apenas 19 por cento das pessoas desinstalam o Web Companion, o que é bastante surpreendente sabendo como essa ferramenta realmente é. Enquanto não oferece a detecção de sites mal-intencionados, arriscar seus dados pessoais não vale a pena, especialmente quando a maioria dos programas antivírus são sofisticados o suficiente e tem seus bancos de dados constantemente atualizados.

A parte boa do Web Companion é que ele deve ser facilmente removido da seção ‘Programas’ do Painel de Controle, pois tem um botão de Desinstalação. Porém, como já mencionamos antes, juntamente com o Web Companion vem o motor de busca Bing, com o qual você terá que tomar cuidado. Não só isso, mas como o programa vem em pacotes com ouros programas pode haver outros PUPs e você terá de se livrar deles.

A maneira mais fácil é usar um sistema automático de ferramenta de remoção de malware, tal como Spyhunter, Malwarebytes ou outros da lista. Eles são muito úteis para detectar as ameaças e programas indesejados, com base em seu comportamento, por isso mesmo se você perdeu algum software malicioso enquanto realizava a limpeza do seu PC, não se preocupe, pois programas de remoção de vírus cuidarão deles.

Ferramentas de Malware remoção automática

Baixar Spyhunter para Malware detecção
(Win)

Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Web Companion e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,

Baixar Combo Cleaner para Malware detecção
(Mac)

Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Web Companion e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,

Além disso, se você tiver problemas ao baixar ou instalar o Spyhunter, Reimage ou qualquer outro programa, então pode ser culpa do Web Companion, por isso que você deve tentar removê-lo manualmente seguindo o guia abaixo. Depois de todas as etapas de remoção, se você estiver tendo problemas, certifique-se de verificar outras possíveis configurações que este PUP pode ter alterado.

Guia de remoção manual para o Ad Aware Web Companion

Como Remover Web Companion utilizando o Painel de Controle no Windows

Muitos redirecionadores e adwares como o Ad Aware instalam seus componentes como se fossem um programa normal do Windows bem como programas extras. Essa porção do malware pode ser removida diretamente no Painel de Controle. Para acessá-lo faça o seguinte.

  • Iniciar → Painel de Controle (em versões anteriores do Windows) ou pressione a tecla Windows → Buscar e escreva Painel de Controle (no Windows 8);
    Control panel
  • Clique em Desinstalar um Programa;
    Programs and features
  • Acesse a lista de programas instalados e selecione os itens relacionados ao Web Companion .
    Remove toolbars
  • Clique no botão Desinstalar.
    Uninstall
  • Em muitas situações será melhor utilizar um programa anti-malware para detectar parasitas relacionados, por isso eu recomendo a instalação do Malwarebytes, e do Spyhunter para identificar outros programas que possam fazer parte dessa infecção.
    Scan with spyhunter

Este método não removerá alguns dos componentes que porventura tenham sido instalados pelo parasita, assim, se for necessário, siga a próxima parte do guia de remoção.

Removendo o Ad Aware dos navegadores

Fonte: https://www.2-viruses.com/remove-web-companion

Removal guides in other languages

3 responses to “Web Companion

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *