Vírus WhatsApp - Como remover

WhatsApp é um aplicativo gratuito para enviar mensagens de texto e voz e fazer chamadas de áudio e vídeo através da internet. É propriedade do Facebook, trabalha em dispositivos Android e iOS, e tem mais de um bilhão e meio de usuários e meio bilhão de usuários diários, sendo uma das aplicações de mensagens mais populares do mundo. Sua popularidade faz do WhatsApp um alvo atraente para criminosos online.

Assim como Instagram e Facebook, WhatsApp é seguro de usar, mas é importante permanecer vigilante e entender que as pessoas maliciosas também usam este aplicativo como uma plataforma para espalhar malware. Vírus WhatsApp é um termo que se refere a fraudes, vírus e fraudes espalhadas no WhatsApp por criminosos, fraudulentos e trapaceiros.

O que é o vírus WhatsApp e como evitá-lo

Os vários vírus variam entre spyware e adware apps, esquemas que o inscrevem para assinaturas falsas, links que baixam malware, e hoaxes que compartilham informações falsas entre usuários WhatsApp. Todos eles devem ser levados a sério. Enganos que levam a ofertas falsas e avisos realmente enganam algumas pessoas para pagar dinheiro real por um produto falso. Os esquemas de Phishing podem fazer o mesmo permitindo que criminosos sequestrem uma conta que tenha um cartão de crédito salvo. Outro malware não faz algo tão destrutivo, mas faz sua experiência de uso de telefone miserável, exibindo anúncios intermináveis e excessivos em seu telefone.

As razões para os vírus WhatsApp. Vulnerabilidades no código do WhatsApp que permitem a um ator malicioso instalar um cavalo de troia, alterar e falsificar mensagens, sequestrar o dispositivo e extrair dados privados são constantemente remendados, mas novos são descobertos e incorporados em novos malware. É uma batalha constante entre os desenvolvedores de malware e WhatsApp. Mas nenhum “bugfixes” impedirá que os hoaxes sejam compartilhados, especialmente quando eles são bem trabalhados e credíveis.


WhatsApp Virus

Memorando sobre ameaças e soluções WhatsApp:

Sintomas de um vírus WhatsApp

  • Conta do WhatsApp haqueada
  • Outras contas online haqueadas
  • Telefone travando ou lento
  • Encargos não autorizados do seu cartão de crédito
  • Publicidade excessiva na sua tela

Tipos de ameaças

  • Esquemas
  • Spyware
  • Adware
  • Informação falsa

Desconfie de

  • mensagens de aviso que lhe pedem para enviá-las
  • Mensagens que pedem para serem encaminhadas
  • Links abreviados nas mensagens
  • múltiplas aplicações WhatsApp no seu telemóvel

Precauções e soluções

  • Utilizar a autorização de dois fatores
  • Desconfie de mensagens estranhas.
  • Desinstale aplicações maliciosas
  • Desconfie de ofertas e avisos no WhatsApp

Ferramentas antivírus não protegem de todas as ameaças on-line, e é por isso que é bom ser sempre cético do que você vê no WhatsApp. Evite golpes e malware por ser paciente e cuidadoso:

l Quando você recebe uma mensagem com um link ou anexo de arquivo, pense antes de clicar nele. Tenha especialmente cuidado se o link for encurtado. Antes de abrir o link ou arquivo, Pergunte ao remetente sobre ele e espere por uma resposta para se certificar de que sua conta não é hackeada e a mensagem não é falsificada.

l Se suspeita de alguma mensagem que recebeu, procure na internet. Se um golpe tem acontecido por um tempo, alguém pode saber sobre isso. Pergunte por aí, algumas pessoas são familiarizadas com fraudes e podem dizer imediatamente.

l Se você foi ligado a uma página de login por uma mensagem suspeita, tente interagir com ela. Sites de Phishing muitas vezes têm elementos não-funcionais que só parecem reais, tais como botões que não fazem nada.

l Se suspeita de um link, examine-o antes de clicar nele. Existem serviços on-line que permitem que você verrifique links e veja se alguém os rotulou como malicioso, suspeito ou enganoso.


PDF

l Atualize o seu software Vulnerabilidades de segurança permitem que criminosos abusem de seu software e os desenvolvedores de correções de lançamento WhatsApp o mais rápido possível, mas você deve permitir que eles sejam instalados para tirar proveito deles.

l Crie um backup de seus dados, tais como fotos e mensagens WhatsApp (uma vez que estes são armazenados localmente em seu telefone). Alguns vírus não têm uma solução e exigem um reset de fábrica, no caso de isso acontecer, é importante ter um backup de seus dados.

Exemplos de esquemas fraudulentos, boatos e malware espalhados no WhatsApp

WhatsApp Gold, WhatsApp Plus, e Martinelli

A partir de 2016, uma mensagem foi circulada sobre” WhatsApp Gold”, uma edição limitada exclusiva e premium versão do WhatsApp que é usado principalmente por celebridades e vem com algumas características extremamente atraentes. Agora, em 2019, o golpe ainda está ativo e pode ser encontrado como “WhatsApp Plus”.

Supostamente, você só precisa seguir um link fornecido para ter acesso a esta versão exclusiva do WhatsApp. O link muda cada vez que o esquema é revivido, mas geralmente incorpora as palavras “versão dourada” e clicando nele iria redirecionar os visitantes para vários sites maliciosos. Aqueles encorajam os visitantes a baixar “WhatsApp Gold”, na realidade, enganosamente chamado malware.


Uma mensagem circulou recentemente adverte as pessoas sobre o WhatsApp Gold e menciona um vídeo de “martinelli” que deveria infectar seu telefone. No entanto, este aviso de martinelli parece ser um boato.

Substituto do WhatsApp

Alguns aplicativos móveis maliciosos que não se parecem com nada especial, quando instalados, poderiam # com adware.

Conhecido como agente Smith, este malware tinha sido carregado na Google Play Store na forma de aplicativos rasos e mínimos, com quase nenhum recurso. Baixar e instalar um desses aplicativos instalaria em segundo plano uma versão modificada do WhatsApp e malware que estava disfarçado como um aplicativo oficial relacionado ao Google. O WhatsApp não era o único alvo nesta campanha, este malware tinha uma lista de aplicativos que estava pronto para substituir. Se ele encontrou um alvo adequado em seu sistema, ele iria substituí-lo por uma versão maliciosa modificada dele. Os aplicativos modificados foram transformados em adware, constantemente bombardeando você com anúncios de tela cheia.

Embora fosse usado para fazer dinheiro para os distribuidores, mostrando anúncios de usuários, o Agente Smith poderia ter sido usado para atividades muito mais prejudiciais, tais como espiar as pessoas e roubar suas credenciais. Felizmente, uma vez que foi descoberto, o Google removeu as aplicações enganosas de sua loja.


Whatsapp new voicemessage play

Aplicações do WhatsApp falsas

O WhatsApp adverte as pessoas a não instalar acidentalmente versões falsas, não oficiais ou modificadas de suas aplicações oficiais. Os aplicativos falsos põem em perigo a privacidade das pessoas e podem fazer com que elas façam download de malware e vejam sites maliciosos. No entanto, a maioria dos aplicativos falsos não vai tão longe, conteúdo para apenas servir como adware, lucrando com a exibição de anúncios intermináveis pessoas.

Por exemplo, um aplicativo malicioso chamado “Update WhatsApp Messenger” foi instalado por mais de um milhão de usuários da Google Play Store. Só serviu anúncios, mas podia ter sido muito pior. Após o engano https://www.reddit.com/r/Android/comments/7ahujw/psa_two_different_developers_under_the_same_name/, o Google removeu-o da Play Store.

Malware de arquivos anexados

Assim como emails de spam maliciosos, as mensagens do WhatsApp espalham malware através dos arquivos DOC e PDF anexados. Os arquivos funcionam muito como links maliciosos, capazes de baixar automaticamente malware e agir como spyware, observando suas mensagens, outros dados, encaminhando-o para um servidor. Ransomware muitas vezes usa o anexo infectado para se espalhar, e este tipo de vírus certamente pode afetar telefones.

Spyware Pegasus

WhatsApp sendo infectado com spyware com apenas uma única chamada para seus sons de telefone e é extremo. Mas um produto de spyware chamado Pegasus estava sendo espalhado desta maneira. A Pegasus podia ler mensagens de texto, roubar o microfone, a câmara e ler as suas senhas. A Pegasus é tão notória que os enganadores usaram o seu nome para assustar as pessoas em alertas de segurança falsos.

O Facebook lançou uma atualização para corrigir as vulnerabilidades que a Pegasus abusou para instalar através de chamadas WhatsApp.

Boato Olivia

“Olivia” foi uma personagem que apareceu inesperadamente nas mensagens do WhatsApp das pessoas. Para ganhar a confiança do destinatário, ela insistiu ser uma conhecida. A Olivia parece ser um bot que foi criado para espalhar links para vários sites pornográficos. Este spam de WhatsApp parece ter sido direcionado para as crianças. A Olivia mandou-os para sites de adultos depois de prometer uma foto dela com o destinatário. Uma vez que a Olivia usou links encurtados, o destino deles era impossível de prever, então aqueles que clicaram não tinham como saber o destino.

Esquema de phishing de verificação por telefone

Os enganadores às vezes espalham mensagens personificando o Suporte ao WhatsApp e pedindo às pessoas para verificar seus números de telefone clicando em um link. O link leva a um site de phishing que também finge ser do WhatsApp e grava o nome de usuário, senhas e outros dados que você digita. Essa informação é então enviada para os criminosos que podem usá-la para hackear suas contas do WhatsApp e outras.

Um esquema semelhante com mensagens sobre você ter solicitado o seu número de telefone para ser transferido para outra conta também foi espalhado. Aquela queria que ligasses para um número de telefone fornecido, tal como os vigaristas de suporte técnico.

Qual é o esquema da oferta do WhatsApp?

Alguns usuários do WhatsApp de determinados países visados por scammers foram prometidos um par gratuito de sapatos esportivos, camisolas e outros produtos. Os produtos dependem da localização do utilizador.

Uma pequena lista de produtos que os scammers oferecem nas mensagens maliciosas WhatsApp:

  • Tênis Adidas
  • Casacos da Nike
  • Camisas de esportes
  • 1000GB de internet gratuita
  • Vale de 500 dólares do Mcdonald’s
  • Cartões-presente da Tesco
  • 1 Ano grátis de Netflix
  • 300 dólares para o Burger King.

As mensagens incluem um link para um site que diz às pessoas para compartilhar a mensagem com seus amigos antes que eles possam receber o prêmio, em um esforço para espalhar o esquema para mais pessoas.

Este golpe é um que custa dinheiro real, pedindo-lhe para pagar $ 1 para os itens “gratuitos”. Se você realmente pagar, você é inscrito a um serviço que lhe cobra $50 por mês. Isto está tudo em letras pequenas e muito fácil de perder quando a doação falsa está constantemente distraindo você com contadores e temporizadores falsos. Este golpe duplica como phishing como os sites maliciosos podem capturar suas informações e usá-lo mais tarde para sequestrar sua conta.

Manipulação de mensagens

Se você já notou mensagens misteriosamente mudando, saiba que uma vulnerabilidade foi encontrada por pesquisadores de Check Point que permitiram que um ator malicioso manipulasse e falsificasse mensagens do WhatsApp em conversas de grupo. Este bug teria permitido às pessoas contornar a encriptação de ponto-a-ponto que o WhatsApp usa para proteger a privacidade das suas mensagens.

E-mail de “Chamada de voz perdida”

Há anos, um e-mail que atrai as pessoas para visitar sites maliciosos tem sido espalhado, posando como um #. O texto diz “Recebendo chamada de voz”, “Nova mensagem de voz”, ou algo parecido. Um botão oferecendo para reproduzir a mensagem é colocado no e-mail. Se carregar no botão, não irá tocar nenhuma mensagem perdida. É um pouco mais perigoso: ele pode iniciar o download automático de um cavalo de troia. Outros destinatários desta mensagem têm um site promovido aberto em vez disso. Seja como for, o e-mail falso do WhatsApp é perigoso.

Boato “WhatsApp irá apagar a sua conta”

Algumas pessoas espalham mensagens que ameaçam que aqueles que não encaminham a mensagem para o maior número possível de seus contatos terão sua conta desligada, será cobrado um pagamento, terão seus contatos removidos, etc.

Se você não enviar esta mensagem, vamos levá-la como sua conta é inválida e será excluído dentro das próximas 48 horas.

 

Whatsapp custará 0,01€ por mensagem. Envie esta mensagem a 10 pessoas.

 

Encaminhe esta mensagem para mais de 10 pessoas para ativar o seu novo whatsapp com os serviços do facebook ou então a sua conta será apagada de novos servidores.

 

Estas Facebook se espalham rapidamente e amplamente e alguns deles incluíram um link para uma falsa página de login para o Facebook, tentando roubar credenciais de login do Facebook. Algumas pessoas acreditam genuinamente nestas mensagens e difundem-nas sem qualquer intenção de prejudicar.

Como remover o vírus WhatsApp?

Em geral, programas antivírus fortes como Spyhunter (Windows), Combo-Cleaner (Mac), e outras ferramentas podem reconhecer malware e pará-lo. Mas plataformas móveis e online ainda não possuem proteção tão robusta, então elas são vistas como terreno fértil pelos desenvolvedores de malware. Assim, por enquanto, os usuários do WhatsApp e de outras aplicações móveis devem empregar a vigilância e estar cientes de que a plataforma móvel não é mais segura do que nossos desktops.

Mas se você não foi capaz de evitar todo o spam e mensagens falsas, não entre em pânico, é absolutamente corrigível. Você vai precisar avaliar e desfazer os danos que os golpes fizeram para saber o que fazer sobre isso.

Esquema de Phishing

Se seus dados foram revelados aos criminosos por você acidentalmente preenchendo um formulário falso, revelando seus detalhes do cartão de crédito, ou instalando um aplicativo de spyware, seus dados privados estão em perigo. Aja rapidamente e mude suas senhas para algo complexo. Certifique-se de que a verificação de 2 passos está ativa. Monitore o seu cartão de crédito para pagamentos não autorizados. Se a sua conta foi pirateada, contacte o WhatsApp e diga-lhes honestamente o que aconteceu. Certifique-se de contactar o suporte verdadeiro WhatsApp. A melhor maneira de evitar sites de phishing e suporte técnico falso é encontrando os contatos você mesmo. Links maliciosos são fáceis de compartilhar, mas eles raramente fazem isso nas primeiras páginas dos motores de busca.

Aplicativos maliciosos

Se você baixou e instalou um aplicativo malicioso, você deve removê-lo imediatamente. Alguns dos imitadores do WhatsApp são difíceis de desinstalar, eles se escondem mudando seu nome para parecer um aplicativo oficial e confiável, ou removendo seu ícone e nome completamente. Se você não tem certeza de qual aplicativo é, basta rever cada um. Se você encontrar o mesmo aplicativo duas vezes, um deles é definitivamente uma falsificação.

Se o aplicativo se recusar a ser removido, você pode tentar iniciar o seu telefone em Modo de segurança para parar processos maliciosos. Você também pode fazer uso de produtos antivírus móveis. Um reset de fábrica também pode ajudar, mas lembre-se de criar um backup de seus arquivos antes de executá-lo.

Boatos

Se você conpartilhou uma mensagem e descobriu que era um boato, entre em contato com aqueles para quem enviou e avise-os. Deixa que quem compartilhou contigo também saiba. É bom espalhar a consciência sobre mensagens falsas e impedir que os esquemas de phishing afetem mais pessoas inocentes.

Ferramentas de Malware remoção automática

Baixar Spyhunter para Malware detecção
(Win)

Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Virus Whatsapp e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,

Baixar Combo Cleaner para Malware detecção
(Mac)

Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Virus Whatsapp e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,

Fonte: https://www.2-viruses.com/remove-whatsapp-virus

Removal guides in other languages

One response to “Vírus WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *