Vírus Websearch.Searchsun.com - Como remover

Vírus Websearch.Searchsun.com

O vírus Websearch.Searchsun.com é um tipo de ‘browser hijacker’ (um tipo de aplicativo que sequestra, domina e causa redirecionamentos no navegador) que consegue aderir-se ao Internet Explorer, ao Mozilla Firefox ou ao Google Chrome depois da instalação de algum aplicativo gratuito oriundo da internet. Logo após ingressar no sistema, esse vírus imediatamente substitui a sua página inicial e o provedor padrão de buscas, colocando no lugar o Websearch.Searchsun.com. A consequência disso é que o usuário passará a receber propagandas e publicidade na sua tela bem como redirecionamentos para páginas desconhecidas, entre outras reações desagradáveis.

O Websearch.Searchsun.com utiliza métodos para se agregar ao navegador que enganam o usuário. Ele é disseminado por meio da associação com vários programas gratuitos (“freeware”) como reprodutores de música e vídeo, conversores de PDF, gerenciadores de download, entre outros. Se o usuário não estiver atento ao passo-a-passo do processo de instalação de tais programas, muito facilmente poderá deixar passar a tela onde poderia desmarcar as opções pré-selecionadas “de fábrica” que autorizam a instalação de programas indesejados como o vírus Websearch.Searchsun.com, entre outros.

O objetivo principal desse redirecionador (hijacker) é fazer a promoção de várias páginas que possuem finalidade comercial (vendas). Tais páginas passam a ser incluídas entre os resultados de suas buscas mesmo quando não são relevantes ao assunto que foi pesquisado. Através de ações como essa, os criadores do vírus Websearch.Searchsun.com tentam inflar o número de visitantes e a classificação das páginas que pagam por esse serviço. Outra forma de ganho é através da comissão de links afiliados. Por conta dessas coisas é recomendada a remoção do vírus Websearch.Searchsun.com do computador tão logo ele comece a interferir com o uso normal da internet.

Faça a remoção através do Painel de Controle na lista de Programas e Recursos. Também é recomendável a remoção de TODOS os programas que tenham sido instalados na mesma data em que os problemas iniciaram. Algumas versões desse redirecionador (hijacker) ativam aplicativos auxiliares que impedem que o usuário faça mudanças nas configurações do navegador. Para identificar se isso ocorre no seu caso, faça uma varredura com o spyhunter ou outra ferramenta antispyware que possua uma boa reputação. Depois disso você poderá desinstalar a extensão/complemento e restaurar as configurações no navegador.

Como remover o vírus Websearch.Searchsun.com do Internet Explorer:

  1. Clique na flecha à direita da caixa de buscas.
  2. Faça o seguinte: no IE8-9, clique em ‘Gerenciar Provedores de Buscas’; no IE7, clique em ‘Modificar Padrões de Buscas’.
  3. Remova o Websearch.Searchsun.info da lista.

Como remover o vírus Websearch.Searchsun.com do Firefox:

  1. Escreva “about:config” na barra de endereços. Isto irá abrir uma página de configurações.
  2. Digite “Keyword.url” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure.
  3. Digite “browser.search.defaultengine” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure.
  4. Digite “browser.search.selectedengine” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure.
  5. Busque por ‘browser.newtab.url’. Clique com o botão direito e restaure. Isso irá fazer com que a página de buscas não seja mais exibida a cada vez que uma nova aba for ativada.
  6. Caso as configurações sofram uma reversão e as varreduras com programas anti-malware indicam que o sistema está limpo: feche o Firefox, abra o Windows Explorer e escreva %AppData% na barra de endereços. Escreva user.js na caixa de buscas, se esse arquivo existir, faça uma alteração qualquer no nome dele e reinicie o Firefox novamente. Será necessário repetir os passos anteriores.

Como remover o vírus Websearch.Searchsun.com do Google Chrome:

  1. Clique no ícone das 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique em Básicas → Gerenciar Mecanismos de Buscas.
  4. Remova todos os mecanismos de buscas desnecessários da lista.
  5. Volte para as configurações. Em Iniciar, opte por ‘Abrir Página em Branco’ (nessa área você também poderá remover o endereço de páginas indesejadas).

Ferramentas de Malware remoção automática

Baixar Spyhunter para Malware detecção
(Win)

Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Virus Websearch Searchsun Com e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,

Baixar Combo Cleaner para Malware detecção
(Mac)

Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Virus Websearch Searchsun Com e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,

Fonte: https://www.2-viruses.com/remove-websearch-searchsun-info-virus

Removal guides in other languages

One response to “Vírus Websearch.Searchsun.com

  1. Eu fiz todos os passos e continuei com o problema. Aí acabei instalando o Malwarebytes, ao rodar ele acusou onde estavam escondidas as confgurações.
    Caso esteja acontecendo ainda com alguem que já tenha seguido esses passos entre no caminho abaixo:
    C:\Users\’Seu usuário’\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default

    Procure o arquivo Preferences e delete-o, ele será recriado quando você definir novamente um outra pagina de inicialização.

    Depois é só seguir o passo onde você troca o mecanismo de pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *