Vírus Duba.com - Como remover

O vírus Duba.com é um sequestrador de navegadores que afeta computadores localizados na China. É um programa que substitui a sua página inicial e motor de pesquisa predefinido para Duba.com sem lhe pedir autorização e mais tarde utilizadores têm problemas em removê-lo. O programa foi criado para fins publicitários. Ele altera os seus resultados de pesquisa acrescentando websites patrocinados e espera que clique nas suas hiperligações e criar tráfego para estes websites.

Felizmente não é assim tão difícil verificar se o seu computador está infetado com este sequestrador de navegadores ou não. Nós já mencionámos que uma vez infiltrado no seu sistema o vírus irá automaticamente alterar tanto a página inicial como o motor de pesquisa predefinido para www.duba.com, por isso se vir este website como a sua página inicial mas não se lembrar de ter feito essas alterações, é um sinal claro de que o seu computador está infetado e deve tratar disso.

Caso seja uma vítima deste vírus e não tenha ideia do que fazer, por favor continue a ler este artigo e iremos fornecer-lhe informação necessária sobre esta infeção e a sua remoção.


Duba.com virus remove

Sobre o vírus Duba.com

Conforme mencionado acima, o vírus Duba.com visa utilizadores informáticos chineses. Pode claramente aperceber-se disso pelo aspeto do website. Já agora, não é o primeiro sequestrador de navegadores que é escrito em Chinês, uma vez que já vimos exemplos disto antes, tais como o vírus Uc123.com. É bastante incomum que piratas informáticos queiram visar um público global e apresentar o seu conteúdo em Inglês.

Se realizar uma pesquisa utilizando o Duba.com, irá ver que ele inclui muitas hiperligações patrocinadas na sua lista de resultados. Mais ainda, irá também reparar em muitos anúncios entre os resultados de pesquisa fornecidos. Os criadores deste sequestrador ganham dinheiro mostrando estas mensagens e websites de promoções comerciais. Contudo, traz muitos inconvenientes para utilizadores informáticos.

Também deve manter em mente que o vírus Duba.com pode facilmente redirecioná-lo para websites potencialmente perigosos. Se isso acontecer, irá arriscar-se a ficar com o seu sistema infetado com malware ou outras ameaças perigosas. Uma vez que irá experienciar tantos redireccionamentos, pode facilmente permitir instalações de programas potencialmente indesejados, como adware, plugins de navegadores, etc. Deve remover o vírus Duba.com antes que este lhe crie problemas maiores.

O vírus Duba.com vem normalmente empacotado juntamente com vários softwares gratuitos que os utilizadores podem facilmente descarregar da Internet. É adicionado automaticamente, a não ser que recuse esta opção nos passos de instalação da sua descarga selecionada. Contudo, nem todos os utilizadores reparam que a sua página inicial está prestes a ser alterada uma vez que tendem a saltar os passos da instalação e simplesmente carregar em “Próximo” até a instalação estar completa. Para evitar isso, opte sempre por um modo de instalação Personalizado ou Avançado e siga cada passo cuidadosamente e evite adicionar programas desconhecidos.

O próprio facto de que o website está em Chinês e é direcionado para um público Chinês não significa que não possa infetar utilizadores de outras regiões. De facto, seria ainda mais perturbador uma vez que não entenderia uma única palavra dele. Isto torna-o inutilizável e mantê-lo como website de página inicial não seria mais do que uma perda de tempo.

Apesar desta infeção ser bastante antiga, recebe cerca de 20 milhões de visitas a cada mês. Isso significa que alguns dos utilizadores simplesmente aceitaram-no e estão a usar o duba.com como seu motor de pesquisa predefinido. Isso também significa que o vírus ainda é distribuído e está a infetar novos utilizadores. De facto, mais de 3% dos visitantes de duba.com são dos Estados Unidos, como mencionado em Report from SimilarWeb.

Se o seu sistema já tiver sido afetado, remova o vírus Duba.com assim que possível. Isso pode ser bastante desafiante, uma vez que simplesmente alterar a sua página inicial para outro website não irá funcionar. Fornecemos um guia que explica passo a passo como se pode livrar deste sequestrador. Para remover o vírus Duba.com automaticamente, examine o seu sistema com uma ferramenta anti-malware. Tenha em atenção que ter um anti-malware fiável instalado pode prevenir infeções semelhantes no futuro. Sugerimos altamente que descarregue Spyhunter, uma vez que esta aplicação já provou ser extremamente eficaz em lidar com infeções como esta e pode oferecer-lhe a derradeira segurança contra malware.


Ferramentas de Malware remoção automática

Baixar Spyhunter para Malware detecção
(Win)

Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Virus Duba Com e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,

Baixar Combo Cleaner para Malware detecção
(Mac)

Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Virus Duba Com e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,

Remova facilmente o vírus Duba.com

Como Remover Vírus Duba.com utilizando o Painel de Controle no Windows

Muitos redirecionadores e adwares como o Vírus Duba.com instalam seus componentes como se fossem um programa normal do Windows bem como programas extras. Essa porção do malware pode ser removida diretamente no Painel de Controle. Para acessá-lo faça o seguinte.

  • Iniciar → Painel de Controle (em versões anteriores do Windows) ou pressione a tecla Windows → Buscar e escreva Painel de Controle (no Windows 8);
    Control panel
  • Clique em Desinstalar um Programa;
    Programs and features
  • Acesse a lista de programas instalados e selecione os itens relacionados ao Vírus Duba.com .
    Remove toolbars
  • Clique no botão Desinstalar.
    Uninstall
  • Em muitas situações será melhor utilizar um programa anti-malware para detectar parasitas relacionados, por isso eu recomendo a instalação do Malwarebytes, e do Spyhunter para identificar outros programas que possam fazer parte dessa infecção.
    Scan with spyhunter

Este método não removerá alguns dos componentes que porventura tenham sido instalados pelo parasita, assim, se for necessário, siga a próxima parte do guia de remoção.

Removendo o Vírus Duba.com dos navegadores

TopComo remover Vírus Duba.com do Google Chrome:

  • Clique no ícone de 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador e selecione Mais Ferramentas -> Extensões
    Extensions
  • Selecione todas as extensões maliciosas e apague-as
    Remove extensions
  • Clique no ícone das 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador e selecione Definições
    Open settings
  • Selecione Gerir Motores de Busca
    Manage search engines
  • Remova os motores de busca desnecessários da lista
    Delete search engines
  • Volte às definições. No Arranque escolha Abrir página em branco (pode também remover páginas indesejadas da ligação a páginas definidas).
  • Se a sua página inicial foi alterada, clique no menu Chrome no canto superior direito, selecione Definições. Selecione Abrir uma página específica ou conjunto de páginas e clique em Páginas definidas.
    Set pages
  • Apague os sites de pesquisa maliciosos numa nova janela de Páginas de Arranque clicando no “X” ao seu lado.
    Delete start pages

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda sente quaisquer problemas relacionados com Vírus Duba.com, restaure as definições do seu navegador para as definições padrão.

  • Clique no botão de Menu do Chrome (três linhas horizontais) e selecione Definições.
  • Navegue até ao final da página e clique no botão Restaurar definições do navegador.
    Resset settings
  • Clique no botão Restaurar na caixa de confirmação.
    Reset approve

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.

TopComo remover Vírus Duba.com do Firefox:

  • Clique no botão de menu no canto superior direito de uma janela do Mozilla e selecione o ícone “Extensões” (Ou pressione Ctrl+Shift+A no seu teclado).
    Select add-on
  • Percorra a Lista de Extensões e Suplementos, remova tudo o que estiver relacionado com [post name] e itens que não reconheça. Se não conhecer a extensão e não for feita pela Mozilla, Google, Microsoft, Oracle ou Adobe então provavelmente não precisa dela.
    Remove add-on
  • Se a sua página inicial foi alterada, clique no menu Firefox no canto superior direito, selecione Opções->Geral. Introduza um URL preferencial no campo da página inicial e clique Restaurar para predefinição.
    Restore default

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda sentir alguns problemas relacionados com o Vírus Duba.com, restaure as definições do seu navegador para as predefinições.

  • Clique no botão de menu no canto superior direito de uma janela do Mozilla Firefox. Clique no botão de Ajuda.
    Help button
  • Escolha Informação de Resolução de Problemas no menu de Ajuda.
    Troubleshooting
  • Clique no botão Restaurar Firefox.
    Refresh firefox
  • Clique no botão Restaurar Firefox na caixa de confirmação. O Mozilla Firefox irá fechar e alterar as definições para o padrão.
    Refresh firefox approve

(Optional) older version:

  • Introduza “about:config” na barra de endereço e pressione Enter. Isto irá abrir a página de definições.
    Abou config
  • Introduza “Keyword.url” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-a.
    Reset Keyword.url
  • Introduza “browser.search.defaultengine” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-o.
  • Introduza “browser.search.selectedengine” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-o.
  • Pesquise por “browser.newtab.url”. Clique com o botão direito do rato e restaure-o. Isto irá certificar-se que a página de procura não abrirá em cada nova aba.
  • Se as definições reverterem e o exame com programas anti-malware estiver limpo: feche o Firefox, abra o explorador de ficheiros e introduza %AppData% na barra de endereços. Introduza user.js na caixa de pesquisa. Se este ficheiro existir, altere o nome e inicie o Firefox novamente. Terá que repetir os passos acima.
    Remove user.js

Se o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware para identificar entradas maliciosas.

TopComo remover o vírus Vírus Duba.com do Internet Explorer (versões mais antigas):

  • Clique na seta à direita da caixa de pesquisa.
  • Faça o seguinte: no IE8-9 escolha Gerir Motores de Busca, no IE7 clique Alterar predefinições de pesquisa.
  • Remover o Vírus Duba.com da lista.

Como remover Vírus Duba.com do IE 11:

  • Clique no ícone das Definições (canto superior direito) -> Gerir Extensões.
    Add-on
  • Percorra as Barras de Ferramentas e Extensões. Remova tudo o que estiver relacionado com Vírus Duba.com e itens que não conheça que não sejam feitos pela Google, Microsoft, Yahoo, Oracle ou Adobe.
    Disable add-ons
  • Selecione Fornecedores de Pesquisa.
    Set search engine
  • Se nenhum destes fornecedores não estiver disponível, siga “Encontrar mais fornecedores de pesquisa” no fundo do ecrã e instale o Google.
    Find search engines
  • Feche as Opções.
  • Se a sua página inicial foi alterada, clique no ícone de Roda Dentada no canto superior direito para abrir o menu do Internet Explorer, selecione Opções de Internet e escolha a aba Geral. Introduza um endereço preferencial no campo da página inicial e clique em Aplicar.
    Restore home page

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda está a sentir algum problema relacionado com Vírus Duba.com, restaure as definições do seu navegador para as definições padrão.

  • Pressione o ícone de Roda Dentada -> Opções de Internet.
    Internet options
  • Escolha a aba Avançadas e clique no botão Restaurar. Reset settings
  • Marque a caixa de seleção Apagar definições pessoaise clique no botão Restaurar.
    Reset approve
  • Clique no botão Fechar na caixa de confirmação, depois feche o seu navegador.
    Reset

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.

Como remover Vírus Duba.com do Microsoft Edge:Top

  • Abra o Microsoft Edge e clique no botão de Mais ações (os 3 pontos no canto superior direito do ecrã), depois escolha Definições.
    Open settings
  • Na janela de Definições, clique no botão Escolher o que limpar.
    Choose clear
  • Selecione tudo aquilo que deseja remover e clique em Limpar.
    Clear browsing data
  • Clique com o botão direito do rato em Iniciar e escolha o Gestor de tarefas.
    Open task manager
  • Na aba de Processos clique com o botão direito do rato em Microsoft Edge e selecione Ir para detalhes.
    Go to details
  • Nos Detalhes pesquise por entradas com o nome Microsoft Edge, clique com o botão direito do rato em cada uma delas e selecione Terminar Tarefa para encerrar estas entradas.
    End Edge task
Se o primeiro método não funcionou para si, siga os passos do método avançado abaixo. Certifique-se de que armazena os seus dados antes de completar estes passos.

TopComo remover Vírus Duba.com do Safari:

Remover extensões maliciosas

  • Clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Preferências.
    Open preferences
  • Seleccione Extensões e desinstale Vírus Duba.com e outras extensões suspeitas.
    Extensions
  • Se a sua página inicial tiver sido alterada, clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Preferências e escolha a aba Geral. Introduza o URL desejado no campo da página inicial.
    Reset homepage

(Opcional) Restaurar as definições do navegador

Se ainda está a ter problemas relacionados com o Vírus Duba.com, restaure as definições do navegador para as suas definições de fábrica.

  • Clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Restaurar Safari…
    Choose reset
  • Seleccione que opções deseja restaurar (normalmente todas elas vêm já pré-seleccionadas) e clique no botão Restaurar.
    Reset

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, rastreie o seu sistema com um programa anti-malware.

Fonte: https://www.2-viruses.com/remove-duba-com-virus

Removal guides in other languages

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *