Malware Chromium - Como remover

Primeiro de tudo, devemos mencionar que o Chromium é um um projeto de navegador totalmente legítimo. Você pode encontrá-lo no site do projeto Navegador Chromium. Esta é uma versão de código aberto do navegador Google Chrome e tem muitos usos válidos. No entanto, os usuários estão usando (por vezes, com exatamente o mesmo nome) em software que empurra código malicioso para computadores com Windows.

O Google mantém 2 versões do Chrome por vários razões. Primeiro, ele pode não publicar alguns codecs de som e vídeo como código aberto. Assim, na versão Chromium falta esses codecs. Em segundo lugar, há verificações adicionais de sincronização e segurança no navegador Google Chrome que não fazem sentido na versão open source ou são ligados a conta do Google. Muitas das diferenças são abordadas em Artigo HowtoGeeks


chromium browser remove

Devido à natureza open-source o Chromium pode ser distribuído livremente em muitas distribuições de linux, enquanto o Chrome tem que ser baixado separadamente no site do Google. Note que o projeto Chromium é livre de malware em si, há apenas questões sobre como o código e o navegador em si são mais utilizados.

Como criadores de malware usam o Google Chromium

Infelizmente, o projeto Chromium é muito conveniente para os criadores de malware. Em primeiro lugar, é mais ou menos compatível com todos os navegadores padrão modernos e é muito mais fácil usá-lo para criar novos navegadores do zero.

Em segundo lugar, como é de código aberto, você pode facilmente adicionar funcionalidades adicionais ou renomeá-lo e mostrar como o sendo seu. Mesmo se o processo de navegador seja chromium.exe o nome da janela, e logo de textos podem ser alterados ou até mesmo a funcionalidade.

Além disso, o Cromo carece de qualquer salvaguardas para instalação de extensões, então criadores de malware podempré-instalar plugins que não são permitidos no Google Chrome. E há muitos desses que foram removidos por uma ou outra razão e não precisam de qualquer codificação extra.

Alguém poderia perguntar por que criadores de malware necessitam de um navegador separado? Bem… :

  1. O navegador pode ser deixado em execução no plano de fundo e clicando em anúncios de vários sites, de forma invisível, gerando assim dinheiro para os golpistas a partir de redes de publicidade.
  2. Navegador pode substituir o original do google Chrome, mas a sendo executado de forma não segura, plugins infestados de adware, mostrar Anúncios ou até mesmo roubar informações.
  3. O navegador pode ser lançado sob o nome diferente e distribuído com vários pacotes, alegando que ela fornece algum tipo de “valor”. Em alguns casos, existem recursos adicionais programados, em alguns casos, é apenas uma isca para instalar algum pacote adware ou hijacker. E. g. Torch Browser foi utilizado para mostrar anúncios e foi agrupado com a barra de ferramentas Ask.

Sintomas do vírus Chromium

Então, quais exatamente são os sintomas causados pela infecção Chromium? Eles são muito semelhantes aos traços caracterizado por hijacker de navegador e adware. Se o seu navegador Google Chrome foi substituído por Chromium malware, você vai, eventualmente, ter muito mais publicidade do que normalmente. A maioria das vezes os anúncios vêm na forma de pop-ups, cobrindo completamente todo o conteúdo que você está tentando acessar.

Você provavelmente está acostumado a ver vários anúncios em sites que está visitando e que é completamente OK, mas caso você se depare com tal excesso de anúncios em sites que não são susceptíveis a exibi-los (i.e. famosas redes sociais, como o YouTube ou Facebook), há uma enorme chance de que seu computador esteja infectado com o Chromium malware ou outro tipo de malware.

Devemos ir em frente e dizer que não é só irritante, mas perigoso. Clicar nos anúncios pop-up entregues por Chromium pode levar você a sites não confiáveis que tentam fazer com que você compre algo ou até mesmo de infectar seu computador com outros vírus. Então, a primeira coisa que você deve fazer quando suspeitar que o computador está infectado com este aplicativo indesejado é evitar esses anúncios.

Além disso, o Chromium será automaticamente definido como navegador padrão do e o programa padrão para abrir vários tipos de arquivos, tais como documentos HTML, documentos em PDF ou JPG.

Como saber se o seu computador está infectado com o Chromium?

Se todos ou alguns desses sintomas mencionados acima, parecem ser algo com o que você está familiarizado, você deve verificar se está usando legítimo navegador Google Chrome. O que pode ser feito pela simples abertura de página “Sobre” no navegador. Se ele não é o Chromium, você verá o texto “eFast .um navegador da web construído para a velocidade, simplicidade e segurança” ou um slogan de qualquer outra empresa que aproveitou este projeto open-source. Se ele é realmente original Chromium, você deve ver o nome “Chromium” e o logotipo, nada mais

No caso de você não ter idéia de como fazer isso, existe uma forma mais amigável para fazer isso: analisar o seu computador com os programas antimalware Spyhunter. Qualquer um desses programas vai detectar arquivos maliciosos de vírus armazenados em seu computador (como o vírus está em seus bancos de dados de vírus) e irá informá-lo sobre isso.

Como evitar e remover o vírus baseado no Chromium?

Como a maior parte do tempo, aplicativos potencialmente indesejados, como este, são distribuídos como um pacote de software livre. Se você estiver instalando alguns freeware baixados da Internet, pode ser oferecido para instalar algum navegador livre e avançado. No entanto, na maioria das vezes isso é uma mentira e você vai acabar com um malware como este no seu computador.

Não há nenhuma lista de programas gratuitos agrupados com o Chromium, então a única coisa que você deve fazer para evitar malware é prestar atenção ao processo de instalação do freeware. Ou, novamente, você pode proteger seu computador com um software antimalware que se certificará de que nenhum software indesejado seja instalado no seu sistema.

Há um monte de ferramentas de remoção de Chromium, no entanto, recomendamos usar Reimage ou SpyHunter. Essas aplicações podem remover efetivamente programas possivelmente indesejados e irá remover o Chromium do seu computador em questão de minutos. Por outro lado, se você deseja remover o Chromium por si mesmo, você deve tentar acessar o painel de controle e procurar por “eFast” ou “Chromium” (pode ser chamado de qualquer maneira) e, em seguida, remová-o.

Em caso de dúvidas em relação a este assunto, não hesite em perguntar aqui, na seção de comentários.

Como Remover Malware Chromium utilizando o Painel de Controle no Windows

Muitos redirecionadores e adwares como o Malware Chromium instalam seus componentes como se fossem um programa normal do Windows bem como programas extras. Essa porção do malware pode ser removida diretamente no Painel de Controle. Para acessá-lo faça o seguinte.

  • Iniciar → Painel de Controle (em versões anteriores do Windows) ou pressione a tecla Windows → Buscar e escreva Painel de Controle (no Windows 8);
    Control panel
  • Clique em Desinstalar um Programa;
    Programs and features
  • Acesse a lista de programas instalados e selecione os itens relacionados ao Malware Chromium .
    Remove toolbars
  • Clique no botão Desinstalar.
    Uninstall
  • Em muitas situações será melhor utilizar um programa anti-malware para detectar parasitas relacionados, por isso eu recomendo a instalação do Malwarebytes, e do Spyhunter para identificar outros programas que possam fazer parte dessa infecção.
    Scan with spyhunter

Este método não removerá alguns dos componentes que porventura tenham sido instalados pelo parasita, assim, se for necessário, siga a próxima parte do guia de remoção.

Removendo o Malware Chromium dos navegadores

Ferramentas de Malware remoção automática

Baixar Spyhunter para Malware detecção
(Win)

Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Malware Chromium e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,

Baixar Combo Cleaner para Malware detecção
(Mac)

Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Malware Chromium e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,

Fonte: https://www.2-viruses.com/remove-chromium-malware

Removal guides in other languages

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *