Linkey vírus - Como remover

Linkey vírus

O vírus Linkey é um plug-in para navegadores criado pela empresa Aztec Media Inc. Embora ele alegue ser um aplicativo útil que tornará as suas atividades mais produtivas através da disponibilização de links de acesso rápido para páginas populares, jogos, etc., a verdade é que o aplicativo causa mais prejuízos e dissabores do que benefícios. O vírus Linkey é capaz de afetar o Internet Explorer, o Mozilla Firefox e o Google Chrome.

Depois de ingressar no sistema ele irá mudar a sua página inicial para a linkey.project.com. Essa página tem uma barra de buscas, contudo, se você tentar fazer uma busca com ela, você verá que uma quantidade grande de páginas patrocinadas são adicionadas entre os resultados da busca. Além disso, o programa consegue levantar os dados do seu histórico de navegação e registro das páginas que você visita e também quais as expressões e assuntos você pesquisa pela internet. Esse tipo de violação da sua privacidade é feito para captar informações suas que serão enviadas para outros parceiros do portal, geralmente com o objetivo de envolvê-lo em projetos relacionados a marketing e propaganda. Além disso, cada link que leva para jogos ou para páginas populares pode acabar levando-o a uma visita forçada a uma página com interesses escusos ou fazer com que você instale um programa potencialmente indesejado.

Normalmente é o próprio usuário do computador que instala o vírus Linkey sem se dar conta. Isso ocorre, pois esse aplicativo está associado com diversos programas gratuitos. Muitos usuários pulam etapas do processo de instalação ou fazem-no apressadamente e assim acabam instalando aplicativos “extras” sem perceber. Para evitar problemas similares no futuro recomenda-se maior cautela e cuidado ao instalar um programa no sistema, além disso, ler atentamente o passo-a-passo da instalação com muita atenção. Opte sempre pelo modo de instalação personalizado (em inglês: “custom installation”) e faça a instalação sem pressa. Fazendo isso você conseguirá ver se há algum programa extra (como o vírus Linkey) associado ao aplicativo que você quer instalar.

Se o seu sistema já está afetado por esse problema tome as providências para removê-lo, pois ele pode causar a entrada de diversos outros adware e programas inúteis. Por essa razão é que nós recomendamos a remoção do vírus Linkey assim que as mensagens dele aparecerem pela primeira vez. Acesse o Painel de Controle → Programas e Recursos e desinstale qualquer coisa que estiver relacionada com o vírus Linkey. Algumas versões desse aplicativo instalam um aplicativo adicional que trava a possibilidade de mudar manualmente as configurações dos navegadores (autoproteção do vírus). Para identificar se isso ocorre no seu caso faça uma varredura com o spyhunter ou outro aplicativo antispyware que possua uma boa reputação. Depois de resolvido esse problema você poderá desinstalar a extensão e restaurar as configurações dos seus navegadores.

Como remover o vírus Linkey do Internet Explorer (versões antigas do navegador):

  1. Clique na flecha à direita da caixa de buscas do navegador;
  2. Faça o seguinte: no IE8-9, clique em Gerenciar Provedores de Buscas; no IE7, clique em Gerenciar Padrões de Buscas;
  3. Remova o linkey.project.com da lista.

Como remover o vírus Linkey do IE 11:

  1. Clique no ícone as Configurações (canto superior direito) → Gerenciar Add-ons;
  2. Clique em Provedores de Buscas;
  3. Mude o buscador padrão para o Bing ou Google;
  4. Se nenhum desses provedores de buscas estiver disponível, clique em “Encontrar mais provedores de buscas” na parte baixa da tela e instale o Google.

Como remover o vírus Linkey do Firefox:

  1. Digite “about:config” na barra de endereços do navegador. Isso fará com que abra uma página de configurações;
  2. Escreva “Keyword.url” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure;
  3. Escreva “browser.search.defaultengine” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure;
  4. Digite “browser.search.selectedengine” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure;
  5. Digite “browser.startup.homepage” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure;
  6. Procure por “browser.newtab.url”. Clique com o botão direito e restaure. Isso fará com que a página de buscas não seja mais ativada a cada vez que uma nova aba for aberta;
  7. Caso as configurações sofram uma reversão e a varredura com o programa anti-malware indicar que o sistema está limpo: saia do Firefox; abra o Windows Explorer e escreva %AppData% na barra de endereços. Escreva user.js na caixa de buscas. Se este arquivo existir faça uma alteração qualquer no nome de arquivo dele e inicie o Firefox novamente. Depois disso você terá de repetir os procedimentos anteriores outra vez desde o início.

Como remover o vírus Linkey do Google Chrome:

  1. Clique no ícone das 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador;
  2. Clique em Configurações;
  3. Clique em Básicas → Gerenciar Mecanismos de Buscas;
  4. Remova todos os mecanismos de buscas desnecessários dessa lista;
  5. Volte para as Configurações. Em Iniciar opte por ‘Abrir Página em Branco‘ (nessa seção você também poderá remover outras páginas indesejadas desse conjunto de links);
  6. Caso a sua Nova Aba continue sofrendo redirecionamentos, você terá de fazer uma varredura com um programa anti-malware ou utilizar a extensão New Tab Redirect, disponível na Chrome Store.

Remover o redirecionamento do atalho do navegador (mesmo procedimento em todos os navegadores) (opcional):

Caso o seu navegador continue abrindo a página linkey.project.com ao iniciar, faça o seguinte:

  1. Clique com o botão direito no ícone do navegador. Clique em Propriedades;
  2. Abra a aba Atalho;
  3. Apague o trecho escrito linkey.project.com do campo ‘Destino’.

Ferramentas de Malware remoção automática

Baixar Spyhunter para Malware detecção
(Win)

Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Linkey Virus e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,

Baixar Combo Cleaner para Malware detecção
(Mac)

Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Linkey Virus e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,

Remoção manual Linkey vírus

Fonte: https://www.2-viruses.com/remove-linkey-virus

Removal guides in other languages

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *