Vírus Surf-live.com - Como remover?

 

O vírus Surf-live.com, apesar de estar em circulação há apenas três meses, obteve uma audiência significativa em todo o mundo. Como havíamos previsto, os usuários de língua francesa foram os principais alvos. Autores de infecções como Hellosearch.fr e Secure-surf.com também selecionaram os povos destes países como os alvos de seus hijackers de navegador. Nós também detectamos uma variante idêntica, chamada Dig.coinup.org.

Atualização do malware Surf-live.com

No entanto, o redirecionador de vírus Surf-live.com conseguiu atingir sistemas operacionais de uma forma tão agressiva, que agora é o site número 152,414 no mundo, e na França a sua popularidade o fez atingir a posição de 6,909 (1). Desde junho, o tráfego deste site tem crescido espantosamente, mas temos a certeza de que muitos visitantes não tinham a intenção de visitá-lo.


Surf-live.com virus

Surf-live.com também demonstrou aumento no ganho de usuários dos Estados Unidos, Togo, Camarões e Marrocos. Além disso, ele causou impacto na Espanha. As pessoas têm relatado redirecionamentos recorrentes que substituem, constantemente, seus sites visitados por domínios que as vítimas nunca tinham encontrado antes. Devido a essa transferência automática, você poderá ser exposto a drive-by downloads (2), culminando em infecções de mais malware parasitas.

De acordo com algumas declarações, este motor de busca foi construído por Dig Surf publisher. Além disso, é editado por Coinup Ltd. Uma vez que estará mais interessado no recebimento de comissão de bens vendidos, ele irá incluir URLs patrocinadas nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Anúncios maliciosos (3) podem aparecer durante a sua navegação. Na esperança de infectar seu computador com vírus maliciosos.

Mais detalhes sobre essa infecção

Surf-live.com é um perigoso vírus de computador que pode iniciar modificações censuráveis e mostrar propagandas não solicitadas. Pode causar irregularidades mais graves como o conteúdo promocional perturbador que irá ser colocado na tela toda vez que você tenta navegar em paz. A interface apresenta um logotipo original, uma caixa de busca, menções legais e condições gerais de utilização.


Surf-live.com virus

Devido ao idioma selecionado como padrão, presume-se que pessoas da França podem ser o público-alvo. Se um usuário de língua inglesa percebe que um motor de busca francês ocupou as posições de página inicial, provedor de pesquisa padrão e novas guias, ele ou ela terá motivos para se livrar dele.

Ele gera rapidamente uma série de páginas que contêm toneladas de links para sites relevantes para as palavra-chave inseridas. No entanto, não nos sentimos à vontade em recomendar esta ferramenta francesa para nossos visitantes. Os usuários têm relatado que seus navegadores parecem ser controlados por essa plataforma de pesquisa. Para tornar a remoção e reinicialização dos navegadores mais complexa, hijackers têm o hábito de configurar chaves de Registro do Windows.

Essa plataforma de pesquisa, Surf-live.com, não recebe a nossa simpatia e o categorizamos como um típico hijacker de navegador. É possível que um motor vá inserir automaticamente amostras adicionais de malware que irá atrapalhar mais ainda seu sistema operacional. Recursos da CPU serão severamente sobrecarregados, o que pode acarretar graves repercussões. Se você deseja verificar a quantidade de recursos da CPU que são usados pela sua atividade, abra o Gerenciador de Tarefas. Se tem poucos aplicativos ativos, mas os recursos da CPU estão sendo drenados, então é possível que o seu dispositivo seja vítima de malware.

Sempre que tiver dúvidas sobre a sua cyber-segurança, aconselhamos uma varredura em seu sistema para tentar descobrir se aplicativos maliciosos não estão perseguindo seus planos maliciosos através de você. Se anúncios enganosos se tornaram regulares e procurar por um “X” tornou-se uma rotina, então você não tem escolha, senão finalmente prestar atenção à sua cyber-segurança. Você não quer ter a sua navegação constantemente monitorada por desconhecidos que podem explorar as informações coletadas para os seus planos perversos.

Exposição de conteúdo não verificado e, muito provavelmente, enganoso é um dos recursos mais perturbadores pertencentes a esse hijacker de navegador. Na maioria dos casos, criadores de motores de busca estão interessados nas oportunidades de lucro e não em seu serviço ser avaliado como seguro. Priorizar esquemas de pagamento por clique, artigos enganosos, banners clickbait e diferentes tipos de material suspeito é muito pouco profissional.

Além disso, as pessoas que geraram a ferramenta francesa não pretendem assumir qualquer responsabilidade pelo conteúdo que se compromete a promover. Todas as interações entre você, o usuário, e o material, disponível na plataforma investigada, será feita exclusivamente em seu próprio risco.

Opções de remoção

Se quer manter o seu dispositivo funcionando perfeitamente, sem quaisquer erros ou modificações perturbadoras, veio ao lugar certo. Hijackers de navegador podem ser removidos de um sistema operacional manualmente depois de repetir, cuidadosamente, as etapas enumeradas no final deste artigo. Uma alternativa mais fácil seria escolher uma ferramenta de antimalware e usá-la para verificar seu dispositivo. Por exemplo, guardas de segurança, como Reimage, Spyhunter ou Plumbytes provaram ser altamente confiáveis.

Após a infecção ser removida, você deve descobrir os caminhos que irão ajudá-lo a continuar em um caminho livre de malware. Só faça download de aplicativos e atualizações a partir de distribuidores e desenvolvedores confiáveis. Isto irá ajudá-lo a evitar programas que poderiam funcionar como malware. Já para os processos de instalação de programas, lembre-se que os modos avançado/personalizado são seus novos melhores amigos. Além disso, não interaja com o material on-line desconhecido como anúncios e sites duvidosos.


Ferramentas para remoção automática de Vírus Surf-live.com

 
  Baixar Reimage para Vírus Surf-live.com detecçãoNota: julgamento Reimage fornece detecção de parasita como Vírus Surf-live.com e auxilia na sua remoção de forma gratuita. Você pode remover os arquivos detectados, processos e entradas de registro você mesmo ou comprar uma versão completa.
  We might be affiliated with some of these programs. Full information is available in disclosure

Remoção manual do vírus Surf-live.com

Como Remover Vírus Surf-live.com utilizando o Painel de Controle no Windows

Muitos redirecionadores e adwares como o Vírus Surf-live.com instalam seus componentes como se fossem um programa normal do Windows bem como programas extras. Essa porção do malware pode ser removida diretamente no Painel de Controle. Para acessá-lo faça o seguinte.

  • Iniciar → Painel de Controle (em versões anteriores do Windows) ou pressione a tecla Windows → Buscar e escreva Painel de Controle (no Windows 8);
    Control panel
  • Clique em Desinstalar um Programa;
    Programs and features
  • Acesse a lista de programas instalados e selecione os itens relacionados ao Vírus Surf-live.com bem como os parasitas relacionados a ele como, por exemplo: Web Surf Shield vírus , Live Security Professional , Surf And Keep , Ads by Surf Safely .
    Remove toolbars
  • Clique no botão Desinstalar.
    Uninstall
  • Em muitas situações será melhor utilizar um programa anti-malware para detectar parasitas relacionados, por isso eu recomendo a instalação do Reimage, e do Spyhunter para identificar outros programas que possam fazer parte dessa infecção.
    Scan with spyhunter

Este método não removerá alguns dos componentes que porventura tenham sido instalados pelo parasita, assim, se for necessário, siga a próxima parte do guia de remoção.

Removendo o Vírus Surf-live.com dos navegadores

  Top Como remover Vírus Surf-live.com do Google Chrome:

  • Clique no ícone de 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador e selecione Mais Ferramentas -> Extensões
    Extensions
  • Selecione todas as extensões maliciosas e apague-as
    Remove extensions
  • Clique no ícone das 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador e selecione Definições
    Open settings
  • Selecione Gerir Motores de Busca
    Manage search engines
  • Remova os motores de busca desnecessários da lista
    Delete search engines
  • Volte às definições. No Arranque escolha Abrir página em branco (pode também remover páginas indesejadas da ligação a páginas definidas).
  • Se a sua página inicial foi alterada, clique no menu Chrome no canto superior direito, selecione Definições. Selecione Abrir uma página específica ou conjunto de páginas e clique em Páginas definidas.
    Set pages
  • Apague os sites de pesquisa maliciosos numa nova janela de Páginas de Arranque clicando no “X” ao seu lado.
    Delete start pages

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda sente quaisquer problemas relacionados com Vírus Surf-live.com, restaure as definições do seu navegador para as definições padrão.

  • Clique no botão de Menu do Chrome (três linhas horizontais) e selecione Definições.
  • Navegue até ao final da página e clique no botão Restaurar definições do navegador.
    Resset settings
  • Clique no botão Restaurar na caixa de confirmação.
    Reset approve

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.

  Top Como remover Vírus Surf-live.com do Firefox:

  • Clique no botão de menu no canto superior direito de uma janela do Mozilla e selecione o ícone “Extensões” (Ou pressione Ctrl+Shift+A no seu teclado).
    Select add-on
  • Percorra a Lista de Extensões e Suplementos, remova tudo o que estiver relacionado com [post name] e itens que não reconheça. Se não conhecer a extensão e não for feita pela Mozilla, Google, Microsoft, Oracle ou Adobe então provavelmente não precisa dela.
    Remove add-on
  • Se a sua página inicial foi alterada, clique no menu Firefox no canto superior direito, selecione Opções->Geral. Introduza um URL preferencial no campo da página inicial e clique Restaurar para predefinição.
    Restore default

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda sentir alguns problemas relacionados com o Vírus Surf-live.com, restaure as definições do seu navegador para as predefinições.

  • Clique no botão de menu no canto superior direito de uma janela do Mozilla Firefox. Clique no botão de Ajuda.
    Help button
  • Escolha Informação de Resolução de Problemas no menu de Ajuda.
    Troubleshooting
  • Clique no botão Restaurar Firefox.
    Refresh firefox
  • Clique no botão Restaurar Firefox na caixa de confirmação. O Mozilla Firefox irá fechar e alterar as definições para o padrão.
    Refresh firefox approve

(Optional) older version:

  • Introduza “about:config” na barra de endereço e pressione Enter. Isto irá abrir a página de definições.
    Abou config
  • Introduza “Keyword.url” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-a.
    Reset Keyword.url
  • Introduza “browser.search.defaultengine” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-o.
  • Introduza “browser.search.selectedengine” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-o.
  • Pesquise por “browser.newtab.url”. Clique com o botão direito do rato e restaure-o. Isto irá certificar-se que a página de procura não abrirá em cada nova aba.
  • Se as definições reverterem e o exame com programas anti-malware estiver limpo: feche o Firefox, abra o explorador de ficheiros e introduza %AppData% na barra de endereços. Introduza user.js na caixa de pesquisa. Se este ficheiro existir, altere o nome e inicie o Firefox novamente. Terá que repetir os passos acima.
    Remove user.js

Se o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware para identificar entradas maliciosas.

  Top Como remover o vírus Vírus Surf-live.com do Internet Explorer (versões mais antigas):

  • Clique na seta à direita da caixa de pesquisa.
  • Faça o seguinte: no IE8-9 escolha Gerir Motores de Busca, no IE7 clique Alterar predefinições de pesquisa.
  • Remover o Vírus Surf-live.com da lista.

Como remover Vírus Surf-live.com do IE 11:

  • Clique no ícone das Definições (canto superior direito) -> Gerir Extensões.
    Add-on
  • Percorra as Barras de Ferramentas e Extensões. Remova tudo o que estiver relacionado com Vírus Surf-live.com e itens que não conheça que não sejam feitos pela Google, Microsoft, Yahoo, Oracle ou Adobe.
    Disable add-ons
  • Selecione Fornecedores de Pesquisa.
    Set search engine
  • Se nenhum destes fornecedores não estiver disponível, siga “Encontrar mais fornecedores de pesquisa” no fundo do ecrã e instale o Google.
    Find search engines
  • Feche as Opções.
  • Se a sua página inicial foi alterada, clique no ícone de Roda Dentada no canto superior direito para abrir o menu do Internet Explorer, selecione Opções de Internet e escolha a aba Geral. Introduza um endereço preferencial no campo da página inicial e clique em Aplicar.
    Restore home page

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda está a sentir algum problema relacionado com Vírus Surf-live.com, restaure as definições do seu navegador para as definições padrão.

  • Pressione o ícone de Roda Dentada -> Opções de Internet.
    Internet options
  • Escolha a aba Avançadas e clique no botão Restaurar. Reset settings
  • Marque a caixa de seleção Apagar definições pessoaise clique no botão Restaurar.
    Reset approve
  • Clique no botão Fechar na caixa de confirmação, depois feche o seu navegador.
    Reset

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.

Como remover Vírus Surf-live.com do Microsoft Edge:  Top

Restaurar as definições do Microsoft Edge (Método 1)
  • Abra o Microsoft Edge e clique no botão de Mais ações (os 3 pontos no canto superior direito do ecrã), depois escolha Definições.
    Open settings
  • Na janela de Definições, clique no botão Escolher o que limpar.
    Choose clear
  • Selecione tudo aquilo que deseja remover e clique em Limpar.
    Clear browsing data
  • Clique com o botão direito do rato em Iniciar e escolha o Gestor de tarefas.
    Open task manager
  • Na aba de Processos clique com o botão direito do rato em Microsoft Edge e selecione Ir para detalhes.
    Go to details
  • Nos Detalhes pesquise por entradas com o nome Microsoft Edge, clique com o botão direito do rato em cada uma delas e selecione Terminar Tarefa para encerrar estas entradas.
    End Edge task
Se o primeiro método não funcionou para si, siga os passos do método avançado abaixo. Certifique-se de que armazena os seus dados antes de completar estes passos.
Restaurar as definições do Microsoft Edge (Método 2)
  • Navegue até à pasta seguinte: C:\Users\%username%\AppData\Local\Packages\Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe Selecione todas as entradas nesta pasta, clique com o botão direito do rato e selecione Apagar.
    Delete files
  • Clique no botão Iniciar e digite “Windows power”. Clique com o botão direito do rato na entrada Windows PowerShell e escolher Executar como administrador.
    Open powershell
  • Quando a janela Administrador: Windows PowerShell aparecer no seu ecrã, cole esta linha após o PS: cd C:\WINDOWS\system32 e pressione Enter:
    Get-AppXPackage -AllUsers -Name Microsoft.MicrosoftEdge | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml" -Verbose}

    Run command
Assim que terminar estes passos, Vírus Surf-live.com deverá ter sido removido do seu navegador Microsoft Edge.

  Top Como remover Vírus Surf-live.com do Safari:

Remover extensões maliciosas

  • Clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Preferências.
    Open preferences
  • Seleccione Extensões e desinstale Vírus Surf-live.com e outras extensões suspeitas.
    Extensions
  • Se a sua página inicial tiver sido alterada, clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Preferências e escolha a aba Geral. Introduza o URL desejado no campo da página inicial.
    Reset homepage

(Opcional) Restaurar as definições do navegador

Se ainda está a ter problemas relacionados com o Vírus Surf-live.com, restaure as definições do navegador para as suas definições de fábrica.

  • Clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Restaurar Safari…
    Choose reset
  • Seleccione que opções deseja restaurar (normalmente todas elas vêm já pré-seleccionadas) e clique no botão Restaurar.
    Reset

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, rastreie o seu sistema com um programa anti-malware.

Referências:

  1. Análise. Similarweb.com.
  2. O que é um ataque ‘drive-by-download”? Comodo.com.
  3. Anúncios em sites são perigosos para mais do que a sua sanidade. Blog.trendmicro.com.
           
     

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *