O Tuvaro é um motor de buscas menor que é promovido por meio de várias barras de ferramentas e programas redirecionadores. Ele é instalado junto com diversos pacotes de programas, gratuitos (“freeware”) ou demonstrativos (“shareware”), por exemplo, o Vplay. Além disso, o próprio buscador (Tuvaro.com) tem sido utilizado por outras famílias de programas redirecionadores afiliados ao site. Esse buscador embolsa parte do dinheiro das propagandas exibidas e outra parte dá em pagamento para os trapaceiros que disseminam adwares inclusive no seu navegador.
O Tuvaro Toolbar não é considerado, ele mesmo, um programa malware. Porém, definitivamente trata-se de um aplicativo indesejado. Todos os programas redirecionadores que utilizam o Tuvaro são considerados como sendo maléficos. A minha recomendação é utilizar apenas os principais portais de buscas e, caso a barra de ferramentas (“toolbar”) foi desenvolvida com o objetivo de redirecionar as buscas, é sinal que ambas são inúteis e potencialmente perigosas.
É possível que você evite a instalação de programas como o Tuvaro Toolbar, caso você esteja atento ao fazer o download e ao instalar qualquer aplicativo oriundo da internet. Em uma das últimas etapas do processo de instalação é possível desmarcar aquilo que você não deseja ter instalado no seu computador. Nunca se esqueça dessa etapa e certifique-se de baixar apenas aplicativos que são confiáveis. A maneira mais fácil de livrar-se dos aplicativos indesejados recém-lançados é indo no menu Iniciar → Painel de Controle, e clicar em “Desinstalar Programa” na seção Programas e Recursos. Busque nessa lista de programas tudo o que diga respeito ao Tuvaro Toolbar e clique no botão “Desinstalar/Remover”. Dependendo de qual navegador você utiliza, siga as instruções abaixo:
No IE:
- Abra o IE e vá em “Ferramentas” → “Gerenciar Add-ons”.
- Opte por “Barras de Ferramentas e Complementos” e desinstale tudo o que estiver relacionado ao Tuvaro nessa lista.
- Clique em “Provedores de Buscas” → opte pelo mecanismo de buscas que você utilizava antes das mudanças promovidas por esse redirecionador. Ademais, clique em “Busca Web” e clique em “Desativar sugestões” para desativa-las.
- Vá em “Ferramentas” → Opções de Internet e desmarque a aba “Geral”. Clique em “usar padrão” ou escreva o endereço da sua página web, ou o endereço do google.com, etc. Clique “OK” para salvar as alterações.
No Mozilla Firefox:
- Abra o Mozilla Firefox, vá em “Ferramentas” → “Add-ons”.
- Clique em “Extensões” → Tuvaro e clique em “Desinstalar”.
- Vá em “Ferramentas” → “Opções”. Por fim, restaure a página inicial ou mude-a para gogle.com. Para isso, digite: about:config; busque pelo programa relacionado e restaure.
No Google Chrome:
- Clique no ícone “Personalizar e controlar o Google Chrome”, em seguida clique em “Opções”.
- Clique em Opções “Básicas” e mude a página inicial do Google Chrome para o google.com ou qualquer outro navegador e então clique no botão “Gerenciar Mecanismos de Buscas”.
- Opte pelo “Google” e faça dela a sua página padrão de buscas.
Em alguns casos o Tuvaro irá instalar algum aplicativo extra com o objetivo de prevenir as configurações do navegador de qualquer mudança. Depois disso, faça uma varredura completa no sistema utilizando algum programa antispyware com boa reputação como, por exemplo, o spyhunter. Esse programa irá ajudar a identificar outros programas relacionados ao Tuvaro.
Ferramentas de Malware remoção automática
(Win)
Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Tuvaro Toolbar e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,
(Mac)
Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Tuvaro Toolbar e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,