Steel Cut, à primeira vista, pode parecer uma ferramenta útil, mas trata-se apenas de mais um aplicativo prejudicial que o usuário não deve deixar instalado no seu computador. Graças a esse aplicativo o PC pode ser infectado com outros vírus e você pode até sofrer tentativas de estelionato que causarão prejuízo financeiro. Não é difícil perceber a presença do Steel Cut no computador, pois todas as propagandas que ele exibe contêm o rótulo “Ads by Steel Cut” ou “Brought to you by Steel Cut”. Por isso, se os navegadores no seu computador estiverem exibindo propagandas com esse tipo de rótulo, você pode ter certeza que ele foi infectado e é melhor resolver esse problema o quanto antes.
Existem duas maneiras de eliminar esse malware: manualmente e automaticamente. Se você não possui experiência com a remoção manual de parasitas, a melhor opção será recorrer a métodos automáticos, pois são muito mais simples e rápidos. Tudo o que você precisará fazer será baixar um programa anti-malware confiável, por exemplo, o spyhunter ou o malwarebytes e fazer uma varredura no computador com ele. Qualquer um dos dois aplicativos sugeridos serão capazes de proteger o seu computador e de eliminar qualquer parasita semelhante. É uma forma rápida e sábia de remover esse tipo de infecção. Naturalmente que você pode utilizar outro aplicativo anti-malware da sua preferência, contanto que ele seja um anti-malware legítimo.
Porém, se por algum motivo você precisa ou quer fazer a eliminação do Steel Cut pelo método manual, siga o nosso tutorial de remoção com o passo-a-passo para remover o Steel Cut. O guia encontra-se ao término desse artigo.
Se porventura você tiver alguma questão relacionada a esse assunto, sinta-se livre para expressar suas dúvidas e perguntas utilizando a seção de comentários logo abaixo. Será com muita satisfação que iremos respondê-lo. Caso você queira aprender mais a respeito do Steel Cut, siga a leitura do presente texto.
Sobre o Adware Steel Cut
Os desenvolvedores desse aplicativo descrevem-no como um programa que irá lhe ajudar a economizar tempo e dinheiro ao fazer uma compra numa loja online, oferecendo cupons promocionais, exibindo ofertas e promoções, ocorre, porém, que nada disso é verdade. As tais ofertas e cupons promocionais são sinônimos de exibição ininterrupta de propagandas na sua tela. Todo o tipo de método será utilizado: pop-ups, pop-unders, anúncios in-text, banners, anúncios contextuais, etc. Até mesmo novas abas serão abertas com propagandas no navegador.
Essas propagandas do Steel Cut normalmente aparecerão quando você estiver visitando uma página de comércio eletrônico como, por exemplo, o eBay ou a Amazon. Via de regra conterão o pedido para que você compre um determinado bem por um preço apelativo em alguma loja obscura. Outra atividade que o programa desempenha é a comparação de preços entre diferentes lojas. É importante que você não acredite nesses truques – quase sempre as ofertas apresentadas são propagandas enganosas. A verdade é que os criadores desse programa utilizam desses estratagemas para prender a sua atenção e despertar a curiosidade – isso faz com que o usuário clique nas propagandas. Nós não recomendamos que você faça isso.
Se acontecer de você clicar numa dessas propagandas exibidas pelo Steel Cut, a conseqüência imediata será o redirecionamento para uma página que pode ser propriedade de bandidos cibernéticos como, por exemplo, golpistas e estelionatários. É também dessa forma que o seu computador pode ser infectado por parasitas ou, caso você tente comprar algum bem, é aí que atuam os estelionatários ávidos por colocar as garras sobre o seu dinheiro. Essa é a principal razão pela qual é muito arriscado manter o Steel Cut instalado no seu computador.
Esse aplicativo tem o mecanismo de um add-on para navegadores capaz de aderir-se a todos os navegadores mais populares, incluindo o Mozilla Firefox, o Google Chrome, o Internet Explorer e até mesmo o Safari (ou seja, usuários de computadores da Apple também podem ser infectados).
O Steel Cut pode ser descrito como um uma rede de publicidade voltada para criminosos da internet. Como você deve imaginar, esses tipos são sistematicamente banidos de todas as grandes redes de publicidade como do Google Ads ou do Facebook Ads, por isso eles utilizam de adwares como esse para conquistar acessos para suas páginas duvidosas. Isso significa que manter o Steel Cut instalado no computador é o mesmo que manter uma porta aberta no navegador que será utilizada todos os dias por bandidos. Trata-se de um problema de segurança realmente muito perigoso.
E tudo o que descrevi até aqui é só parte das características malignas do Steel Cut. Depois de instalado, esse aplicativo coleta informações pessoais suas como, por exemplo, o seu histórico de navegação, as expressões que você pesquisou, as páginas mais visitadas e até mesmo o seu endereço de IP e de e-mail. Todas essas informações são utilizadas para aprimorar o sistema de propaganda. Com base nessas informações os parceiros do programa ajustam suas propagandas em conformidade com o material coletado, tornando assim as propagandas ainda mais relevantes e – portanto – atrativas. Isso leva a um aumento no número de cliques que os infectados dão nas propagandas. Obter o maior número possível de cliques é o principal objetivo do Steel Cut, pois seus proprietários são pagos proporcionalmente à quantidade de cliques que eles conseguirem. Outra ação arrecadatória é a geração de número de acessos e a geração de leads de vendas.
Sobre os Métodos de Distribuição do Steel Cut
O Steel Cut é disseminado pela internet utilizando o mesmo método que a maioria dos outros adwares – associado ao programa de instalação utilizado por aplicativos gratuitos que estão disponíveis para baixar pela internet. Por exemplo, ao baixar e instalar um reprodutor de vídeos ou um gerenciador de downloads de uma página obscura, haverá uma chance de que o Steel Cut seja baixado e instalado conjuntamente do aplicativo que realmente interessa. Isso é feito sem que o usuário receba qualquer tipo de aviso.
A melhor atitude para correr esse tipo de risco seria não baixar programas de páginas desconhecidas ou obscuras. Ocorre, porém, que há vezes que isso não é uma opção; o usuário necessita do aplicativo e ele só está disponível numa página duvidosa. A solução para isso é ser especialmente cuidadoso com o processo de instalação desse tipo de aplicativo. JAMAIS pule qualquer etapa do processo de instalação (ou seja, não clique às cegas e apressadamente no botão “avançar” (“next”) ou “eu aceito” (“agree”) sem antes ler todas as informações que estiverem relacionadas). Opte sempre pelo modo de instalação personalizado ou avançado (em inglês, respectivamente: “custom installation” ou “advanced installation”), caso estejam disponíveis. Esses modos possibilitarão que você veja todas as opções disponíveis e permitirá fazer as alterações necessárias.
Verifique sempre todas as caixas de marcação que porventura estejam pré-selecionadas “de fábrica”. É muito importante ter alguma paciência e evitar a pressa, pois há informações que estão com letra muito diminuta ou em posições que o usuário não está habituado a olhar. A leitura do contrato de instalação e dos termos de uso também é uma atitude considerada sábia. Se em algum momento você verificar que há outro programa extra sendo “empurrado” para você, recuse a instalação desse componente extra, pois ele pode muito bem ser o Steel Cut ou algum outro aplicativo indesejado.
Se você tomou conhecimento dessas informações tarde demais e o seu computador já está infectado pelo Steel Cut, não perca tempo e tome as ações necessárias para eliminar o malware antes que seja tarde demais.
Steel Cut quicklinks
Ferramentas de Malware remoção automática
(Win)
Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Steel Cut e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,
(Mac)
Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Steel Cut e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,
Como eliminar o adware Steel Cut
Como Remover Steel Cut utilizando o Painel de Controle no Windows
Muitos redirecionadores e adwares como o Steel Cut instalam seus componentes como se fossem um programa normal do Windows bem como programas extras. Essa porção do malware pode ser removida diretamente no Painel de Controle. Para acessá-lo faça o seguinte.
- Iniciar → Painel de Controle (em versões anteriores do Windows) ou pressione a tecla Windows → Buscar e escreva Painel de Controle (no Windows 8);
- Clique em Desinstalar um Programa;
- Acesse a lista de programas instalados e selecione os itens relacionados ao Steel Cut .
- Clique no botão Desinstalar.
- Em muitas situações será melhor utilizar um programa anti-malware para detectar parasitas relacionados, por isso eu recomendo a instalação do Malwarebytes, e do Spyhunter para identificar outros programas que possam fazer parte dessa infecção.
Este método não removerá alguns dos componentes que porventura tenham sido instalados pelo parasita, assim, se for necessário, siga a próxima parte do guia de remoção.
Removendo o Steel Cut dos navegadores
TopRemover extensões maliciosas do Internet Explorer
- Pressione o ícone da Roda Dentada -> Gerir Extensões..
- Percorra as Barras de ferramentas e extensões. Remova tudo o que estiver relacionado com Steel Cut e itens que não conheça que não sejam feitos pela Google, Microsoft, Yahoo, Oracle ou Adobe.
- Feche as Opções.
(Opcional) Restaurar as definições do seu navegador
Se continuar a sentir quaisquer problemas relacionados com Steel Cut, restaure as definições do seu navegador para as definições padrão.
- Pressione o ícone de Roda Dentada -> Opções de Internet.
- Escolha a aba Avançadas e clique no botão Restaurar.
- Marque uma caixa de seleção “Apagar definições pessoais” e clique no botão Restaurar.
- Clique no botão Fechar da caixa de confirmação, depois feche o seu navegador.
Se não conseguir restaurar as suas definições do navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.
Como remover Steel Cut do Microsoft Edge:Top
- Abra o Microsoft Edge e clique no botão de Mais ações (os 3 pontos no canto superior direito do ecrã), depois escolha Definições.
- Na janela de Definições, clique no botão Escolher o que limpar.
- Selecione tudo aquilo que deseja remover e clique em Limpar.
- Clique com o botão direito do rato em Iniciar e escolha o Gestor de tarefas.
- Na aba de Processos clique com o botão direito do rato em Microsoft Edge e selecione Ir para detalhes.
- Nos Detalhes pesquise por entradas com o nome Microsoft Edge, clique com o botão direito do rato em cada uma delas e selecione Terminar Tarefa para encerrar estas entradas.
TopRemover Steel Cut do Chrome
- Clique no botão de menu no canto superior direito duma janela do Google Chrome. Selecione “Definições”.
- Clique em “Extensões” na barra de menu da esquerda.
- Percorra a lista de extensões e remova os programas de que não precisa, especialmente os semelhantes a Steel Cut. Clique no ícone de caixote do lixo ao lado de Steel Cut ou de outros suplementos que queira remover.
- Pressione o botão “Remover” na janela de Confirmação.
- Se não tiver a certeza, pode desabilitá-los temporariamente.
- Reinicie o Chrome.
(Opcional) Restaurar as definições do navegador
Se ainda está a sentir alguns problemas relacionados com Steel Cut, restaure as definições do seu navegador para as definições padrão.
- Clique no botão de menu do Chrome (três linhas horizontais) e selecione Definições.
- Vá até ao final da página e clique no botão Restaurar definições.
- Clique no botão Restaurar na caixa de confirmação.
Se não conseguir restaurar as suas definições do navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.
TopRemover Steel Cut do Firefox
- Clique no botão de menu no canto superior direito de uma janela do Mozilla e selecione o ícone “Extensões” (ou pressione Ctrl+Shift+A no seu teclado).
- Percorra a lista de Extensões e Suplementos, remova tudo que estiver relacionado com Steel Cut e itens que não reconheça. Se não conhece a extensão e não é produzida pela Mozilla, Google, Microsoft, Oracle ou Adobe então provavelmente não precisa dela.
(Opcional) Restaure as definições do seu navegador
Se continua a sentir alguns problemas relacionados com Steel Cut, restaure as definições do seu navegador para as suas definições padrão.
- Clique no botão de menu no canto superior direito duma janela do Mozilla Firefox. Clique no botão Ajuda.
- Selecione Informação de Resolução de Problemas no menu de Ajuda.
- Clique no botão Restaurar Firefox.
- Clique no botão Restaurar Firefox na caixa de confirmação. O Mozilla Firefox irá fechar e alterar as suas definições para o padrão.
Se não conseguir restaurar as suas definições do navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.
Top Remover o Steel Cut do Safari (Mac OS X)
- Clique no menu Safari
- Escolha Preferências.
- Clique na aba Extensões.
- Clique no botão Desinstalar perto de Steel Cut. Remova todas as outras entradas suspeitas ou desconhecidas também. Se não está seguro sobre se precisa da extensão ou não, pode simplesmente desmarcar a caixa de seleção Enable para desabilitar a extensão temporariamente.
- Reinicie o Safari.
(Opcional) Restaure as definições do seu navegador
Se ainda sente alguns problemas relacionados com Steel Cut, restaure as definições do seu navegador para as suas definições padrão.
- Clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Selecione Restaurar Safari.
- Selecione qual das opções quer restaurar (normalmente todas elas vêm pré-selecionadas) e clique no botão Restaurar.
Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.