O ransomware Stampado tal como o Payms ransomware está a ser vendido na Dark Web. O cryptomalware Stampado partilha muitas das características do vírus CryptoLocker mas investigadores de segurança cibernética concluíram que o vírus Stampado não foi criado pelos mesmos criadores. Esta ameaça ransomware está a ser vendida ao preço mais ridículo de sempre – 39 USD são pedidos por uma licença vitalícia. Os piratas informáticos por trás deste ransomware também adicionam um tutorial vídeo sobre como utilizar este programa malicioso. Assim, o vírus de encriptação de ficheiros Stampado também já ganhou o nome de RaaS – um ransomware-como-um-serviço.
Sobre o ransomware Stampado
O ransomware Stampado utiliza um algoritmo de encriptação assimétrica, o que significa que duas chaves – uma para a encriptação e outra para a desencriptação – são geradas. Claro, a chave de desencriptação está inacessível e é pedido que seja comprada. Os piratas informáticos chamam-lhe uma “chave secreta”. Os ficheiros afetados incluem todos os formatos populares: .doc, .jpeg, .mp3, .avi, etc. O vírus acrescenta a extensão .locked às extensões nos nomes de cada ficheiro encriptado. Por exemplo, photo.jpg é renomeado para photo.jpg.locked.
Os clientes que compraram o ransomware Stampado podem personalizar o tamanho do resgate que exigem. Contudo, as 96 horas, que são dadas para que a vítima faça o pagamento, é uma característica que este programa malévolo não deixa customizar. Se os utilizadores afetados não transferirem o pagamento até esta altura esperada, um ficheiro aleatório é apagado a cada 6 horas. Os criminosos cibernéticos chamam a este jogo assustador a “Roleta Russa”.
A nota de resgate tem dois temporizadores: um para o prazo e outro que indica o tempo que falta para a remoção de um ficheiro aleatório. Os utilizadores afetados são encorajados a contactar os criminosos cibernéticos se tiverem quaisquer questões ou passarem por quaisquer dificuldades durante a transferência do pagamento. Os e-mails fornecidos são variados. Pode haver tantos quantos clientes do codificador Stampado. Os compradores deste vírus oferecem também um serviço de desencriptação gratuito de um ficheiro selecionado. A nota de resgate contém um ID único da vítima que deve ser escrito quanto contacta os criminosos para obter mais instruções. Também é deixado um campo para o código, dado quando o pagamento é feito, para introduzir e um botão clicável “Recuperar os meus ficheiros” ao lado.
Como é que o Ransomware Stampado se espalha?
Não há uma característica distintiva reconhecida do ransomware Stampado no que toca a métodos de distribuição que as fraudes cibernéticas utilizam para espalhar esta ameaça incómoda. Ele funciona como um vírus Trojan de forma a enviar e-mails de spam para a caixa de correio da vítima disfarçado de remetentes importantes como a Inspeção Governamental de Impostos, por exemplo. Os utilizadores atingidos podem também receber e-mails de spam suspeitos sem qualquer remetente indicado. Estes e-mails tipicamente contêm ligações para websites patrocinados e/ou têm anúncios que são infetados com códigos maliciosos e uma vez aberto, o executável do malware é executado para realizar ações maliciosas no dispositivo da vítima.
Como desencriptar ficheiros encriptados pelo Ransomware Stampado?
O ransomware Stampado iluminou os céus escuros de vírus informáticos como um morcego vindo do inferno. Assim, os investigadores de segurança cibernética ainda não foram capazes de chegar a uma solução para esta ameaça perigosa. Compreendemos completamente que queira recuperar os seus ficheiros. Mas, se não tiver um backup, será difícil fazê-lo. Tente verificar as Shadow Volume Copies, se tinha o Serviço de Shadow Volume habilitado no seu PC. Se isto não ajudar, tente aplicar ferramentas profissionais de recuperação de dados tais como os produtos de Kaspersky Lab, Recuva, PhotoRec, R-Studio, etc.
Há duas ações essenciais a serem realizadas antes de qualquer recuperação de dados. Antes de mais, faça uma cópia do seu disco infetado para ter material a utilizar num desencriptador vindouro. E, em segundo lugar, remova o encriptador Stampado com ferramentas automáticas tais como Spyhunter (https://malwarerid.com.br/downloads/spyhunter.exe) ou Malwarebytes (https://malwarerid.com.br/downloads/mbam.exe). Estes examinadores poderosos de segurança irão eliminar permanentemente o malware e todos os seus resquícios do seu sistema informático. Fornecemos também todas as instruções para remoção manual do ransomware Stampado. Veja abaixo.
Depois de restaurar o seu sistema, é recomendado que examine o seu computador com um programa anti-malware, como Spyhunter (https://malwarerid.com.br/downloads/spyhunter.exe) e remova todos os ficheiros maliciosos relacionados com Stampado Ransomware. Se não usa a opção de Restauro de Sistema no seu sistema operativo, há uma hipótese de usar shadow copy snapshots. Eles armazenam cópias dos seus ficheiros do ponto temporal em que o snapshot de restauro foi criado. Normalmente, o Stampado Ransomware tenta apagar todos os Shadow Volume Copies, por isso este método pode não funcionar em todos os computadores. Contudo, pode falhar em fazê-lo. As Shadow Volume Copies estão apenas disponíveis com o Windows XP Service Pack 2, Windows Vista, Windows 7, e Windows 8. Há duas maneiras de recuperar os seus ficheiros usando a Shadow Volume Copy. Pode fazê-lo usando a nativa Windows Previous Versions ou através do Shadow Explorer. Clique com o botão direito do rato num ficheiro encriptado e selecione a aba Propriedades>Versões anteriores. Agora irá ver todas as cópias disponíveis desse ficheiro particular e a altura em que foi armazenada numa Shadow Volume Copy. Escolha a versão do ficheiro que quer recuperar e clique em Copiar se a quiser gravar nalgum diretório seu, ou Restaurar se quiser substituir o ficheiro existente e encriptado. Se quiser ver o conteúdo do ficheiro primeiro, clique apenas em Abrir. É um programa que pode ser encontrado online gratuitamente. Pode descarregar uma versão completa ou uma versão portátil do Shadow Explorer. Abra o programa. No canto superior esquerdo selecione o disco onde o ficheiro que procura está armazenado. Irá ver todos os ficheiros nesse disco. Para recuperar uma pasta inteira, clique com o botão direito do rato nela e selecione “Exportar”. Depois escolha onde quer que seja armazenada. Nota: em muitos casos é impossível restaurar ficheiros de dados afetados por ransomwares modernos. Por isso recomendo utilizar um software de backup em rede como precaução. Recomendamos verificar o Carbonite, BlackBlaze, CrashPlan ou Mozy Home.Como remover Stampado Ransomware usando o System Restore?
1. Reinicie o seu computador no Modo de Segurança com Janela de Comandos
para Windows 7 / Vista/ XP
para o Windows 8 / 10
Restaurar os ficheiros e definições de Sistema.
2. Remoção complete do Stampado Ransomware
3. Restaure os ficheiros afetados pelo Stampado Ransomware usando Shadow Volume Copies
b) Shadow Explorer
Ferramentas de Malware remoção automática
(Win)
Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Stampado Ransomware e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,
(Mac)
Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Stampado Ransomware e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,