O ShopBrain é mais um adware que consegue ingressar no computador sem que o seu proprietário tome conhecimento. Trata-se de um add-on de navegador que consegue se aderir aos principais navegadores existentes inclusive o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer. Os desenvolvedores desse adware dizem que ele irá ajudar a melhorar muito a sua navegação pela rede e que irá lhe ajudar a economizar tempo e dinheiro – é tudo mentira. O ShopBrain exibe diversas mensagens pop-up com ofertas de vendas e propagandas, cupons de descontos, oportunidades, etc. Na maioria das vezes essas mensagens aparecem quando você estiver visitando lojas online como a Amazon ou o eBay. Essas mensagens irão lhe oferecer a venda de algum bem por um preço convidativo. Não é aconselhável clicar nessas mensagens pois ela irá lhe redirecionar imediatamente para a página de algum parceiro que pode estar infectado com alguma ameaça e causar algum dano no seu computador. O ShopBrain tem como objetivo criar número de visitações para páginas comerciais e coletar leads de vendas a partir disso. É dessa forma que os desenvolvedores desse adware arrecadam algum dinheiro. Além disso, o ShopBrain irá coletar informações pessoais suas como o seu endereço de IP, expressões pesquisadas e o seu histórico de navegação. Todas essas informações são enviadas para outros parceiros para ser utilizadas para desenvolver uma campanha de marketing e propaganda específica para o seu perfil pessoal. Diversos especialistas em segurança na internet categorizam o ShopBrain como um PPI – um Programa Potencialmente Indesejado – e por isso você deve o quanto antes retirá-lo do seu computador.
O ShopBrain é distribuído através de aplicativos gratuitos que podem ser encontrados na internet. Ele pode estar associado a aplicativos freeware. Ele pode ser instalado no seu computador quando você baixar algum programa de uma página de reputação duvidosa. Por isso, para evitar a instalação desse tipo de aplicativo problemático você deve sempre fazer a instalação pela modalidade “personalizada” ou “avançada” (em inglês, respectivamente: “custom installation” e “advanced installation”). Leia com atenção todos os textos apresentados bem como o termo de adesão e o contrato de uso e certifique-se de que nada a mais está para ser instalado junto do programa que lhe interessa. Caso o seu computador já esteja infectado com este parasita remova-o o quanto antes. Nós recomendamos o uso do spyhunter e o malwarebytes, pois eles são capazes de eliminar essa ameaça automaticamente. Nós disponibilizamos também, caso você queira, o nosso guia para remover o ShopBrain“logo abaixo:
Utilizando o Painel de Controle para remover o componente principal e o instalador do ShopBrain
- Acesse o Painel de Controle. No Windows XP/Vista/7, clique em Iniciar → Painel de Controle → Programas e Recursos“ou Desinstalar. No Windows 8, escreva Painel de Controle“na caixa de buscas, em seguida acesse Desinstalar um Programa. Em ambos os casos poderá ser necessário confirmar que você é o administrador do PC.
- Procure pelo ShopBrain“e/ou algum item semelhante na lista dos seus programas. Como uma atitude padrão eu recomendo a remoção do Yontoo, do WebCake, e de qualquer coisa que mencione “savings” (“economizar”) ou “coupon” (“cupom promocional/descontos”). Fazer uma varredura com o spyhunter ou o stopzilla poderá lhe dar uma boa ideia de quais outros programas também devem ser removidos.
- Por fim, feche o Painel de Controle.
Remover o ShopBrain do Internet Explorer
- Clique no ícone da Chave/Ferramenta → Gerenciar Add-ons.
- Acesse a lista de Barras de Ferramentas e Extensões. Remova tudo o que estiver relacionado ao ShopBrain bem como aos itens que você não conhece e que não tenham sido desenvolvidos pelo Google, Microsoft, Yahoo, Oracle ou Adobe.
- Por fim, saia das opções.
Remover o ShopBrain do Firefox
- Escreva about:addons na barra de endereços (URL) do navegador.
- Acesse a lista de Extensões e Add-ons, remova tudo o que estiver relacionado aos itens que você não reconhecer. Caso você não saiba qual a utilidade da extensão e caso ela não tenha sido desenvolvida pela Mozilla, Google, Microsoft, Oracle ou Adobe então provavelmente elas não são necessárias e podem ser removidas.
- Uma alternativa é restaurar o Firefox: clique em Firefox → Ajuda (Ajuda no menu para usuários OSX) → Informações para Resolução de Problemas (lentidão, travamentos, …) → E, por fim, Restaurar o Firefox.
Remover o ShopBrain do Chrome
- Escreva chrome://extensions na barra de endereços (URL) do navegador.
- acesse a lista de extensões e remova todos os programas desnecessários, especialmente os que forem similares ao ShopBrain. Caso você se sinta inseguro, lembre-se que é possível desativá-lo temporariamente.
- Por fim, reinicie o Chrome.
Uma alternativa é escrever chrome://settings na barra de endereços (URL), clicar em Configurações Avançadas, rolar até o final da tela e clicar em Restaurar as Configurações do Navegador.
Ferramentas de Malware remoção automática
(Win)
Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Shopbrain e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,
(Mac)
Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Shopbrain e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,