O ransomware Mahasaraswati é uma ameaça ransomware recente designada a partir da deusa Hindu de oito braços. A nota de resgate deste cryptomalware tem esta deusa no fundo. O codificador Mahasaraswati tal como os ransomwares TeslaCrypt, CryptoLocker e CryptoWall (apenas para nomear alguns) utiliza um algoritmo de encriptação assimétrico para corromper a informação da vítima.
Sobre o Ransomware Mahasaraswati
Uma vez que o ransomware Mahasaraswati esteja no seu computador, ele inicia o processo de encriptação. As chaves RSA pública e AES privada são geradas. A chave privada é armazenada nos servidores remotos controlados por bandidos cibernéticos. O ransomware anexa uma desajeitada extensão .id-[ID ÚNICO DE UTILIZADOR].{mahasaraswati(@)india.com}.xtbl aos ficheiros encriptados. Um ficheiro How_to_decrypt_files.txt é largado em cada pasta de ficheiros encriptados e How_to_decrypt_files.png substitui a imagem de fundo do ambiente de trabalho. Estes dois ficheiros carregam a nota de resgate. Neste momento o resgate exigido é de 3 BTC (1,425.18 USD no momento de escrita deste artigo) que é uma compensação pesada em comparação com outros ransomwares, tais como o Locky, que requer cerca de 0.5 BTC (237.59 USD). Contudo, a cada 24 horas o resgate aumenta 2 BTC (950.21 USD). São-lhe fornecidas instruções detalhadas de pagamento e o contacto de correio electrónico [email protected] na mensagem. De forma interessante, os piratas informáticos fazem uma oferta de desencriptar até 10 Mb de ficheiros de texto e imagens encriptadas para provar que têm de facto a chave de desencriptação e são capazes de desencriptar a informação.
Como é que o Ransomware Mahasaraswati se espalha?
O principal método de distribuição do Ransomware Mahasaraswati são e-mails de spam com ligações maliciosas ou os seus anexos infetados. Os e-mails ou são enviados a partir de remetentes desconhecidos ou apresentam as letras oficiais de instituições ou companhias legítimas. Uma vez que este encriptador de ficheiros é um trojan, ele pode vir disfarçado como uma aplicação útil. Se, neste último caso, for deixado com a escolha de abrir as letras ou instalar uma aplicação (que literalmente significa ficar infetado), os exploradores não lhe farão tal favor. Estes irão apontar-se a vulnerabilidades do sistema e deixar a porta aberta para que outros ransomwares entrem em cena.
Como desencriptar ficheiros encriptados pelo Ransomware Mahasaraswati?
Por azar, não há muitas ferramentas de desencriptação disponíveis no momento. Este crypto-vírus apaga as Shadow Volume Copies. Por isso o serviço Shadow Volume Copy não lhe servirá de nada. Contudo, pode continuar a executar ferramentas de recuperação de dados como PhotoRec, R-Studio, etc. Geralmente, é recomendado que faça um armazenamento de reserva dos ficheiros num disco externo. Não o deixe ligado mas atualize-o regularmente.
Para remover o ransomware Mahasaraswati empregue ferramentas de remoção de malware credíveis tais como Spyhunter, Malwarebytes ou StopZilla. Siga as instruções de remoção deste ransomware abaixo.
Depois de restaurar o seu sistema, é recomendado que examine o seu computador com um programa anti-malware, como Spyhunter e remova todos os ficheiros maliciosos relacionados com Mahasaraswati ransomware. Se não usa a opção de Restauro de Sistema no seu sistema operativo, há uma hipótese de usar shadow copy snapshots. Eles armazenam cópias dos seus ficheiros do ponto temporal em que o snapshot de restauro foi criado. Normalmente, o Mahasaraswati ransomware tenta apagar todos os Shadow Volume Copies, por isso este método pode não funcionar em todos os computadores. Contudo, pode falhar em fazê-lo. As Shadow Volume Copies estão apenas disponíveis com o Windows XP Service Pack 2, Windows Vista, Windows 7, e Windows 8. Há duas maneiras de recuperar os seus ficheiros usando a Shadow Volume Copy. Pode fazê-lo usando a nativa Windows Previous Versions ou através do Shadow Explorer. Clique com o botão direito do rato num ficheiro encriptado e selecione a aba Propriedades>Versões anteriores. Agora irá ver todas as cópias disponíveis desse ficheiro particular e a altura em que foi armazenada numa Shadow Volume Copy. Escolha a versão do ficheiro que quer recuperar e clique em Copiar se a quiser gravar nalgum diretório seu, ou Restaurar se quiser substituir o ficheiro existente e encriptado. Se quiser ver o conteúdo do ficheiro primeiro, clique apenas em Abrir. É um programa que pode ser encontrado online gratuitamente. Pode descarregar uma versão completa ou uma versão portátil do Shadow Explorer. Abra o programa. No canto superior esquerdo selecione o disco onde o ficheiro que procura está armazenado. Irá ver todos os ficheiros nesse disco. Para recuperar uma pasta inteira, clique com o botão direito do rato nela e selecione “Exportar”. Depois escolha onde quer que seja armazenada. Nota: em muitos casos é impossível restaurar ficheiros de dados afetados por ransomwares modernos. Por isso recomendo utilizar um software de backup em rede como precaução. Recomendamos verificar o Carbonite, BlackBlaze, CrashPlan ou Mozy Home.Como remover Mahasaraswati ransomware usando o System Restore?
1. Reinicie o seu computador no Modo de Segurança com Janela de Comandos
para Windows 7 / Vista/ XP
para o Windows 8 / 10
Restaurar os ficheiros e definições de Sistema.
2. Remoção complete do Mahasaraswati ransomware
3. Restaure os ficheiros afetados pelo Mahasaraswati ransomware usando Shadow Volume Copies
b) Shadow Explorer
Ferramentas de Malware remoção automática
(Win)
Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Mahasaraswati Ransomware e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,
(Mac)
Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Mahasaraswati Ransomware e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,