Macro vírus - Como remover?

 

Vírus macro é uma forma de parasitas informáticos que se anexa a vários documentos e ficheiros em vez de programas. Documentos Word, pdf’s ou folhas de cálculo são usadas uma vez que todos estes programas têm capacidade de correr scripts ou “macros”. Os vírus são escritos em Visual Basic Script, que é usado por programas Microsoft (Word, Excel, etc), Javascript (for Adobe PDF), e ActionScript (Flash).

A Macro é uma declaração informática (função) que se expande num grupo de instruções mais pequenas. Isto pode ser parte de um código ou aplicação – conjunto específico de comandos. Por si mesmos, são utilizados para acelerar tarefas repetitivas ou automatiza-las enquanto trabalha em programas particulares. Contudo, eles podem ser utilizados para fins maliciosos se a aplicação lhe permitir aceder a configurações de sistema ou descarregar e executar outros programas. Macros maliciosas são chamadas vírus-macro.

Tipos de vírus macro

Há 3 modelos de vírus macro:

  1. Vírus informáticos. Eles tentam replicar-se e infetar tantos ficheiros quanto possível. Estes parasitas são menos comuns hoje, contudo eram muito populares há alguns anos. Os vírus dependem de humanos partilharem os seus ficheiros e documentos sem serem verificados escrupulosamente como programas executáveis. Hoje vamos ver outras maneiras de trabalhar nos documentos e folhas de cálculo.
  2. Vírus macro trojan: estes parasitas são utilizados como uma forma de infeção com outro malware por utilizar formatos de ficheiros ou exploits “menos perigosos”. Tipicamente, o ficheiro ou é enviado por e-mail ou enviado através de um programa de mensagens. É bastante semelhante a outros parasitas trojan sendo que a única diferença é que o ficheiro não é executável.
  3. Usado em exploits na web, quando o ficheiro infetado está embutido na página. Isto é mais comum com exploits PDF e Flash.

Adicionalmente, os Vírus Macro correm dentro de uma Aplicação em vez de um sistema anfitrião. Por isso podem não poder correr em qualquer SO que tenha a versão completa dessa aplicação. Contudo, muitas macros não funcionam se abrir documentos em aplicações de terceiros. E.g. é mais seguro abrir documentos Word no Libreoffice ou Google Doc. Tais Such Malware were noticed already.


Como evitar vírus macro

Os vírus macro podem depender da partilha por e-mails ou pessoas através de usb e aplicações de mensagens (podem também ser utilizadas em vírus Skype). Hoje em dia muitos serviços de e-mail populares como o Gmail examinam as mensagens para encontrarem este tipo de infeções, apesar de poderem falhar se o ficheiro estiver comprimido. Examine sempre ficheiros e pens USB com antivírus que sejam enviados sem aviso prévio. Hitman funciona bem neste tipo de casos.

Algumas aplicações podem perguntar-lhe se quer correr Macros no documento da primeira vez que o abre. Para documentos descarregados deve sempre interromper a sua execução. Isto dar-lhe-á a certeza de que o malware não descarrega nada para o seu computador.

Irá também precisar de um bom antivírus ou anti-malware para evitar ser infetado através de partilhas de rede, Dropbox ou contas de outros utilizadores. Escolha um com boa proteção em tempo-real. Se achar que já abriu um documento infetado, examine o seu computador com Reimage (PC, Mac) or with SpyHunter.

Outras versões de vírus macro

Houve uma aplicação anti-spyware falsa com o nome Vírus Macro. Foi criada para enganar as pessoas para que pensassem que os seus computadores estavam infetados. Adicionalmente, este programa declara que o seu trialware não é capaz de remover os parasitas detetados e pede para pagar o dinheiro antes da sua versão “completa”. A única verdade é que o VírusMacro é o principal problema do PC que precisa de ser eliminado. O malware executa a sua missão dedicada a ludibriar as pessoas, por isso nunca caia nos seus requisitos enganadores. Remova antes do scamware Vírus Macro.

Se tiver o Vírus Macro a bordo, muito provavelmente está a receber toneladas de examinadores de sistema irritantes e alertas dizendo que o seu computador está infetado. Este parasita também imita o exame das ações de sistema e depois mostra que houve numerosos spyware “apanhados”. Contudo, ele reporta apenas Trojans, worms ou outros scamwares inventados, por isso tenha atenção para não os remover. Sendo distribuído com a ajuda de Trojans, apenas o Vírus Macro deve ser removido do sistema. Não confie nos seus alertas enganadores e apague o Vírus Macro. Confie num anti-spyware reputado que deve ser utilizado para um exame completo de sistema após obter algumas das suas notificações falsas.

Não acho que esta versão do Vírus Macro ainda seja distribuída.

Ferramentas para remoção automática de Macro vírus

 
  Baixar Reimage para Macro vírus detecçãoNota: julgamento Reimage fornece detecção de parasita como Macro vírus e auxilia na sua remoção de forma gratuita. Você pode remover os arquivos detectados, processos e entradas de registro você mesmo ou comprar uma versão completa.
  We might be affiliated with some of these programs. Full information is available in disclosure

Remoção manual Macro vírus

 
Processos:
Dll:
Registra:
           
     

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *