O iWebar é um aplicativo do tipo adware (apresenta propaganda indesejada) que é instalado em computadores sem a permissão de seus proprietários. O aplicativo é descrito como sendo um programa maravilhoso que irá melhorar a navegação pela internet e na busca por aquilo que lhe interessa num menor número de cliques e com menos buscas. No entanto, a verdade é que ele não é tão útil como ele promete ser. O iWebar é categorizado como sendo um adware danoso que interrompe suas atividades no Internet Explorer, no Mozilla Firefox e no Google Chrome.
Normalmente, o aplicativo é instalado junto com diversos aplicativos freeware (“gratuitos”) como, por exemplo, reprodutores de vídeo, conversores de PDF, gerenciadores de download, etc. Alguns programas que associam o iWebar no seu instalador são: o DVDXPlayer 3.2, o Fast Free Converter, o Video Media Player 1.1, o Youtube Downloader HD, entre outros. Para proteger o sistema do ingresso desses adware a solução é ser mais cuidadoso com aquilo que for baixado e instalado no computador. É possível obter o iWebar tão somente indo adiante no processo de instalação de um programa gratuito sem ler o texto apresentado. Você deve ter sempre o cuidado de verificar e desmarcar quaisquer opções que dizem respeito ao download de “extras” duvidosos.
Caso o seu computador já esteja infectado com o iWebar, as atividades dele sempre estarão visíveis ao navegar pela internet. O programa exibe propagandas constantes bem como ofertas para receber cupons promocionais e de descontos para compras online. Essas mensagens frequentemente aparecem ao visitar páginas de compras como a Amazon, o eBay, o Walmart, entre outros, em momentos onde o usuário está mais pré-disposto a se interessar por essas ofertas. Toda a publicidade apresentada pelo iWebar contém um link patrocinado o qual, ao ser clicado, produzirá um benefício financeiro para os criadores do iWebar.
Dado que o fluxo constante de propagandas “pipocando” na tela é muito incômodo e que você pode até mesmo ser direcionado para visitar uma página com intenções duvidosas, a melhor recomendação é remover o iWebar do seu computador tão logo você se dê conta da presença dele. A seguir fornecemos um guia de como removê-lo.
Manual com instruções para a remoção do iWebar
Utilizando o Painel de Controle para fazer a remoção do iWebar, seus componentes e instaladores
- Vá até o Painel de Controle. No Windows XP/Vista/7, clique em Iniciar → Painel de Controle → Programas e Recursos. No Windows 8, escreva Painel de Controle (ou, em inglês: “control panel”) na caixa de buscas. Em ambos os casos você poderá ter de confirmar que é o administrador do PC.
- Busque pelo iWebar e/ou outros programas relacionados na lista de programas. Como recomendação padrão oriento a remover: Yontoo, WebCake, e qualquer coisa que mencione “savings” (“economia”) ou “coupon” (“cupom promocional”). Fazer uma varredura completa com um anti-malware como o spyhunter ou o stopzilla poderá dar uma boa ideia sobre quais programas deverão ser removidos nessa seção.
- Feche o Painel de Controle.
Removendo o iWebar do Internet Explorer
- Clique no ícone da Chave → Gerenciar Complementos.
- Entre e verifique ‘Barras de Ferramentas e Complementos’. Remova tudo o que estiver relacionado ao iWebar e com outros plugins que você não conhece ou que não tenham sido desenvolvidos pelo Google, Microsoft, Yahoo, Oracle ou Adobe.
- Feche as opções.
Removendo o iWebar do Firefox
- Digite about:addons na barra de endereços (URL).
- Vá na lista ‘Complementos’, remova tudo o que estiver relacionado ao iWebar bem como aqueles que você não reconhece. Caso o complemento seja estranho e não tenha sido desenvolvido pelo Mozilla, Google, Microsoft, Oracle ou Adobe, trata-se de um indício de que você provavelmente não necessita deles.
- Alternativa – restaurar o Firefox: vá em Firefox → Ajuda (Help no menu para usuários OSX) → Informações para resolução de problemas, travamentos, … E então restaure o Firefox.
Remova o iWebar do Chrome
- Digite chrome://extensions na barra de endereços (URL).
- Vá na lista de Complementos e remova os programas relacionados ao iWebar. Caso se sinta inseguro, é possível desativar temporariamente.
- Reinicie o Chrome.
- Alternativa – digite chrome://settings na barra de endereços, clique em Configurações Avançadas e clique em Restaurar as Configurações do Navegador.
Ferramentas de Malware remoção automática
(Win)
Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Iwebar e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,
(Mac)
Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Iwebar e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,