“Browse to Save” ou Browser to Save (literalmente: “navegar para economizar”) é um adware (aplicativo que faz publicidade) e um spyware (programa indesejado) que é utilizado para infectar sistemas informáticos e navegadores Internet com a ajuda de malware (programa nocivo). Quando o seu computador é atacado por ele, você começará a ver anúncios e a oferta de cupons de desconto que poderão ser mostrados através de janelas com ofertas especiais, ou através de palavras chaves sublinhadas. Se você clicar na palavra-chave sublinhada, você irá visualizar um anúncio que diz estar sendo exibido pelo “Browser do Save”.
Esta infecção é obtida depois da instalação de algum outro programa que tem o “Browser to Save” como um programa extra associado ao instalador. O Browser to Save é uma plataforma com a qual trapaceiros podem se afiliar e ganhar dinheiro. Tais ciber-criminosos são pagos pelo Browser to Save por cada vez em que eles instalam este programa num novo computador. Não é de se estranhar que ele seja tão ativamente distribuído através da associação com outros add-ons, extensões, plug-ins e barras de ferramentas para navegadores. Ele também pode ser instalado junto com programas gratuitos (‘freeware’) e demonstrativo (‘shareware’), ao baixar torrents ou codecs de mídia.
Se o seu computador foi infectado e você começou a ver propagandas do tipo pop-up e, no meio do texto, algumas propagandas que pedem que você clique para continuar, não clique em nada e peça para sair, pois você poderá ser direcionado para páginas nocivas. Você somente conseguirá desinstalar manualmente o Browser to Save, caso você o veja no Painel de Controle, na lista de Adicionar e Remover Programas (ou Programas e Recursos). Note, por gentileza, que outros programas nocivos tipo malware podem ter sido instalados junto com o Browser to Save, de modo que é recomendável a remoção de todos os programas que tenham sido instalados na mesma data. Para remover automaticamente o Browser to Save, utilize uma ferramenta anti-malware como o Spyhunter e o hitman. Mesmo que você escolha remover a infecção manualmente, recomenda-se uma varredura completa do sistema logo após para obter certeza de que nenhum arquivo nocivo tenha restado. Pode ser que você vá precisar restaurar a sua página inicial e o provedor de busca para aqueles que você usava antes da infecção. A seguir as instruções:
No IE:
- Clique na flecha à direita da caixa de busca;
- No IE8-9 escolha Gerenciar Provedores de Busca. No IE7, clique em mudar padrões de busca;
- Remova o adware da lista.
No Firefox:
- No campo endereço escreva “about:config” (sem as aspas) e faça o seguinte →
- Digite “Keyword.url” na caixa de busca. Clique com o botão direito e restaure.
- Digite “browser.search.defaultengine” na caixa de busca. Clique com o botão direito e restaure.
- Busque por ali outras referências ao Browse to Safe.
No Google Chrome:
- Clique na no ícone da chave na barra de ferramentas do navegador;
- Selecione Configurações;
- Selecione Básicas → Gerenciar Provedores de Busca;
- Remova o adware Browser to Safe da lista.
Ferramentas de Malware remoção automática
(Win)
Nota: julgamento Spyhunter fornece detecção de parasita como Browse To Save e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível, Terms of use, Privacy Policy, Uninstall Instructions,
(Mac)
Nota: julgamento Combo Cleaner fornece detecção de parasita como Browse To Save e auxilia na sua remoção de forma gratuita. experimentação limitado disponível,