Simplelocker Ransomware

 

Simplelocker é um redirecionador que codifica arquivos gravados no dispositivo infectado exigindo o pagamento de um valor de fiança para decodificá-los. Um diferencial do Simplelocker é que ele tem como alvo não computadores, mas dispositivos móveis e tablets com o sistema operacional Android. É a exploração de uma fragilidade recorrente dado que computadores na maioria das vezes estão protegidos e normalmente o usuário possui algum tipo de programa antivírus ou anti-malware ao passo que telefones móveis e tablets não tem esse tipo de proteção instalada. Trata-se de um nicho perfeito para ser explorado por criminosos estelionatários que atuam pela internet – é possível infectar milhares de dispositivos móveis desprotegidos.

É normal um usuário manter uma quantidade grande de arquivos importantes como fotos, lista de contatos, notas, etc., num dispositivo móvel, por isso é um grande momento quando surge um aplicativo que codifica os arquivos e exige o pagamento de resgate em troca dos arquivos. Quando a infecção é causada pelo CTB Ransomware ainda não é possível decodificá-los, porém se a infecção é causada pelo Simplelocker é possível resgatar os arquivos. A empresa de segurança Avast desenvolveu um aplicativo de remoção desse ransomware que pode ser baixado em todos os dispositivos Android através da loja Google Play.

Se o seu dispositivo Android está infectado com o Simplelocker pode ser difícil instalar o Avast Ransomware Removal diretamente no dispositivo, pois o Simplelocker utiliza um tipo de notificação pop-over que impede o usuário de acessá-lo. Contudo, você pode instalar este aplicativo de segurança utilizando o seu computador. Para isso você deve visitar a página do Google Play através do navegador no computador e localizar a ferramenta Ransomware Removal. Utilize a mesma informação de login do seu dispositivo Android e faça a instalação do aplicativo. Dessa maneira ele será instalado no seu telefone (ou tablet) e você estará em condições de decodificar os arquivos que tenham sido codificados bem assim como remover esse aplicativo fraudador Simplelocker. Para mais instruções você deve visitar o blog da Avast. Esse mesmo aplicativo também pode ser utilizado para eliminar o vírus FBI Android.

Se o seu dispositivo móvel não foi infectado ainda é importante que você garanta a sua segurança agora mesmo. Configure o seu telefone ou o seu tablet para criar arquivos de backup com freqüência. Dessa maneira, em caso de infecção, você estará em condições de restaurar o seu dispositivo em caso de infecção. Além disso, você deve fazer a instalação de um aplicativo anti-malware confiável no seu dispositivo Android. Você encontrará alguns aplicativos confiáveis e gratuitos na loja Google Play.

 

 
 
 
 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *