StopZilla

 

- Pontuação e Avaliação

Nome: StopZilla
Tipo: Anti-Malware Tools,
Companhia: is3.com
Preço:  (experimentação limitado disponível)
Avaliação:
 
Estamos filiados com este programa. Leia a nossa divulgação.  

Pontos positivos do StopZilla

1. Processos Danosos são finalizados durante o processo de instalação e durante a abertura do programa.

2. Bom nível de detecção

 

Pontos negativos do StopZilla

1. Algumas vezes agressivo demais, e com falsos positivos

2. A varredura padrão é a varredura completa no sistema

 

StopZilla Detalhes de análise

O StopZilla é um dos programas anti-malware que tem algum tempo de estrada. Ele foi desenvolvido pela IS3, uma companhia de segurança sediada nos Estados Unidos. O StopZilla sempre teve opiniões divergentes sobre si.
O StopZilla é relativamente pequeno, e um anti-spyware veloz (existe também uma versão antivírus). Trata-se de um programa comercial, a sua versão de testes é composta apenas de um varredor. O StopZilla tem um algoritmo de varredura muito agressivo, de modo que nós nos deparamos com mais de um falso positivo no passado. Contudo, o nível de detecção de parasitas tipo malware é extremamente bom.

Neste teste nós utilizamos a versão 5.0 do StopZilla.

A principal superioridade do StopZilla é o seu mecanismo de encerramento de processos. Isto possibilita que o executável do StopZilla sobreviva ao ataque de malwares que impedem a ativação de soluções de segurança. O seu efeito é similar ao produzido pelo instalador do SpyHunter, e pelo rkill (distribuído pela bleepingcomputer), todavia, ele é mais conveniente para usuários finais já que ele não requer programas externos não estando limitado ao instalador. Isso possibilita que este programa anti-spyware funcione mesmo em sistemas com infecções pesadas já que os processos em execução são finalizados apenas depois da sua execução. Mesmo que a execução de programas esteja desabilitada, é fácil instalar e fazer rodar o StopZilla, em comparação com vários outros programas anti-malware

Aqui está um vídeo de demonstração do nosso teste com o mecanismo de finalização de processos de malware e vírus do StopZilla:

Os níveis de detecção do StopZilla são comparáveis ao de outros programas anti-malware bons. Nossos testes mostram que ele detecta a maioria dos parasitas tipo rogue, contudo, ele pode ter algumas dificuldades com malwares recém-lançados, o que é usual com todos os programas. Outra característica é que o StopZilla mostra o caminho completo onde o objeto infectado está, desse modo o usuário infectado tem a oportunidade de escolher por uma remoção manual, ou adquirir a versão completa do programa.

Como todos os programas, o StopZilla tem vários pontos negativos. O primeiro deles está ligado aos problemas com os falsos positivos, mencionados anteriormente, o que proporcionou má publicidade no passado. Até o momento dos nossos testes nos parece que tais problemas foram solucionados. Nossas investigações mostraram que o StopZilla não é um golpe ou uma trapaça (“scam”), assim nós recomendamos o uso de bom senso e uma checagem dupla para ver se os arquivos detectados não são devidos à natureza agressiva do algoritmo de detecção de malware. Por exemplo, durante nossos testes ele detectou outro programa antivírus, como o executável do ESET NOD32 como sendo um vírus. Por isto, fazer uma segunda verificação dos arquivos detectados é um ponto crítico, sendo necessário classificar com cartão branco aqueles que são arquivos ligado aos seus programas conhecidos.

Outro problema é que o padrão da varredura do StopZilla é a varredura completa. Não penso que isto seja necessário sempre em todos os casos, pois é relativamente lento. Existem modos mais rápidos de fazer uma varredura no sistema. Pessoalmente recomendo fazer uma varredura rápida primeiro e, depois, fazer uma checagem completa caso nada seja encontrado.

De modo geral o StopZilla é um programa anti-malware decente que pode lhe ajudar nos casos de agentes infecciosos que impedem a abertura de um programa de segurança. Nós recomendamos que você faça uma segunda verificação nos itens detectados como uma forma de prevenir detecções acidentais de programas legítimos.

 

Capturas de tela StopZilla

 
stopzilla3
stopzilla2
stopzilla1
stopzilla_boxshot