Malwarebytes’ Anti-Malware

 

- Pontuação e Avaliação

Nome: Malwarebytes’ Anti-Malware
Tipo: Anti-Malware Tools,
Companhia: http://www.malwarebytes.org
Preço: $24.99 (experimentação limitado disponível)
Avaliação:
 
Estamos filiados com este programa. Leia a nossa divulgação.  

Malwarebytes’ Anti-Malware Detalhes de análise

Malwarebytes’ Anti-Malware é, hoje, um dos líderes entre os programas anti-malware. Ele é amplamente usado por reparadores de PC por causa do seu preço: a remoção dos parasitas é gratuita e funciona muito bem contra a maioria dos parasitas malware. A versão completa do Malwarebytes não expira. Assim, torna-se uma solução muito barata, bem como um programa secundário de proteção em tempo real.

O Malwarebytes é obtido como um arquivo instalador de 7MB, o qual pode ser descarregado sem qualquer cobrança. Após a instalação você será solicitado para descarregar as atualizações da base de dados (tamanho similar).  Nos piores casos você pode obter a atualização da base de dados separadamente e atualizá-lo manualmente (o que pode ser útil num PC infectado). O programa irá notificar quando ele deve ser atualizado, contudo, eu recomendo a atualização antes de cada varredura.

O Malwarebytes usa no programa uma interface simplista e ligeiramente da velha guarda. Embora isto não afete seu desempenho ele pode desencorajar alguns usuários de utilizar o programa. Todas as funções do programa estão distribuídas em 9 abas, e em muitos casos você irá utilizar apenas duas delas: Varrer e Atualizar.

Existem 3 modos de varredura no Malwarebytes Anti-malware: rápido, completo e relâmpago. A varredura relâmpago é a mais rápida, ela verifica objetos autoexecutáveis apenas. Este recurso é pago. Usuários normais devem se ater a varredura rápida ou na varredura completa. Em máquinas pesadamente infectadas eu devo executar a varredura completa do Malwarebytes uma vez que ela irá verificar todos os arquivos no sistema e irá apagar os arquivos de instalação de Troias. Em máquinas suspeitas eu realizo apenas a varredura rápida.

De modo geral, a qualidade de varredura do Malwarebytes é muito boa. Ele tem muito poucos falsos-positivos (nós vimos que ele heuristicamente detectou algumas versões do Process Explorer, contudo). Seu ponto forte é a detecção de antivírus falsos e de Troias. Porém, o Malwarebytes é um pouco pior na detecção de outros parasitas. Por exemplo, ele tem problemas com algumas versões do rootkit TDSS, ele tem uma base de dados de parasitas adware e de spyware pior. Nesses casos outras ferramentas são mais recomendáveis. O Malwarebytes anti-malware não é um programa antivírus e também não é um firewall.

A diferença entre as versões gratuita e paga do Malwarebytes é principalmente na proteção em tempo real. A versão gratuita não verifica programas descarregados e executados. Desse modo ele permite que a infecção aconteça. Todavia, ele irá detectar a maioria das infecções durante a varredura do sistema e irá removê-las gratuitamente. Isso pode ser um problema nos casos em que o malware impede que um executável seja ativado. Em tais casos existem programas suplementares que ajudarão a rodar um programa anti-malware.

O Malwarebytes anti-malware trabalha bem com programas antivírus. Deve-se a isso ao fato de que ele é apenas um varredor anti-malware. Não há conflitos conhecidos, exceto, com alguns programas de segurança que não prestam e que detectarão o Malwarebytes como lesivo. De qualquer forma esses programas não são confiáveis.

Eu recomendo descarregar e testar a versão gratuita do Malwarebytes anti-malware. Se o seu antivírus erra Troias ou programas similares, você deve considerar a compra da  Versão Completa do Malwarebytes para proteger o seu PC.

 

 

Capturas de tela Malwarebytes’ Anti-Malware

 
mbam2
mbam1