Padrão de desbloqueio do Android pode ser facilmente decifrado

 
UAB DIGIMA

Milhões de dispositivos com o sistema operativo Android estão protegidos por padrões de desbloqueio. Apesar de esta parecer uma boa maneira de proteger a sua privacidade, este código pode facilmente ser decifrado.

Universidades no Reino Unido e na China levam a cabo pesquisas sobre este assunto e revelaram que o código de bloqueio de ecrã do Android pode ser decifrado em algo como 5 tentativas simplesmente filmando alguém a fazê-lo e depois carregando o vídeo para o computador. Com a ajuda de software especial, o movimento da mão é conjugado com a posição do ecrã do dispositivo e o padrão pode facilmente ser decifrado.

O padrão de bloqueio é uma característica útil em dispositivos Android que permite que os utilizadores bloqueiem os seus telemóveis e tablets com um padrão único. De forma a aceder ao dispositivo é necessário desenhar um padrão específico (ligar os pontos no ecrã).

120 utilizadores participaram na pesquisa mencionada e, de forma chocante, o software foi capaz de descobrir 95% dos padrões. Precisou de 5 ou menos tentativas para adivinhar cada padrão. Parece que padrões mais fáceis são mais seguros porque o software foi capaz de adivinhar padrões mais complexos de forma mais rápida. Contudo, isso pode facilmente ser explicado. Software desenvolvido para decifrar padrões Android lê movimentos dos dedos na perspetiva do ecrã e depois adivinha os padrões possíveis. Quanto mais complexo é o padrão, mais preciso deve ser o movimento de dedos que o utilizador tem de realizar para o desenhar corretamente, por isso é mais fácil para o software registar o movimento. Dito isto, um padrão mesmo simples é melhor que um complexo.

De forma a decifrar o padrão apenas é necessário uma câmara num smartphone e um software específico num computador, por isso basicamente qualquer pessoa o pode fazer. Apesar de não ser provável que este tipo de pirateamento se torne popular, deve pensar duas vezes sobre a utilização de padrões de desbloqueio para garantir a sua segurança. Se gostar mesmo deste método de verificação de segurança, deve esconder completamente os seus braços enquanto desenha o padrão num espaço público. Se esconder-se não é algo que queira fazer, pode simplesmente substituir o seu padrão por um código PIN ou uma palavra-chave. Seriam necessários vários segundos a mais para aceder ao seu dispositivo, contudo, é um método muito mais fiável. Um comentário sobre este tema do princípio de pesquisa, Dr Zheng Wang:

O Padrão de Bloqueio é um método de proteção muito popular para dispositivos Android. Bem como para bloquear os seus dispositivos, as pessoas têm tendência a utilizar padrões complexos para transações financeiras importantes tais como operações bancárias online e compras porque acreditam que é um sistema seguro. Contudo, as nossas descobertas sugerem que utilizar o Padrão de Bloqueio para proteger informação sensível pode, na verdade, ser bastante arriscado.

Fonte: ibtimes.co.uk

 
 
 
 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *