Wajam - Como remover?

 

Wajam é uma extensão para navegador considerada como um Programa Potencialmente Indesejado (PPI) devido a sua relação com ciber-criminosos. O aplicativo é apresentado como um mecanismo de busca para redes sociais, sendo possível baixá-lo no wajam.com. No entanto, tardiamente foi noticiado que o Wajam é instalado em computadores sem a permissão do usuário, normalmente junto com algum outro programa que o próprio usuário descarregou.

O programa funciona no Internet Explorer, Mozilla Firefox e no Google Chrome. Embora ele alegue prover recursos muito úteis, tal como buscas sociais, de fato ele não é tão confiável e seguro como ele tenta parecer. O Wajam pode, atualmente, coletar dados sobre suas atividades de navegação e vender esta informação para terceiros interessados. Dessa maneira ele expõe a riscos até mesmo suas informações altamente particulares. A conseqüência é que você poderá receber inúmeras propagandas no futuro e, até mesmo, ser infectado com aplicativos nocivos.

Você deve saber também que o Wajam não funciona propriamente como um motor de buscas. Ele causa uma imensa quantidade de redirecionamentos para páginas mal-intencionadas, modifica as configurações do seu navegador, o que significa que a sua página inicial e o provedor de buscas padrão também serão mudados. Trata-se de um aplicativo irritante que irá afetar danosamente o seu trabalho na Internet.

Nós recomendamos com muita ênfase a remoção do Wajam do seu computador, tão logo você detecte a existência dele no navegador. Vá ao Painel de Controle → Programas e Recursos, desinstale-o a partir da lista que está ali. Você também deve verificar e removê-lo dentre as extensões/complementos do Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. Caso não encontre o Wajam listado, será necessário utilizar uma ferramenta anti-malware como o Spyhunter e fazer com ele uma varredura no seu computador. Caso esteja experimentando problemas com redirecionamentos, você deverá reconfigurar a sua página inicial e o motor de buscas para os que eram utilizados antes da infecção:


Ferramentas de Wajam remoção automática

 

Outras ferramentas

 
  0   0
    Spyhunter
  0   0
    Malwarebytes Anti-Malware
 
  Baixar Reimage para Wajam detecçãoNota: julgamento Reimage fornece detecção de parasita como Wajam e auxilia na sua remoção de forma gratuita. Você pode remover os arquivos detectados, processos e entradas de registro você mesmo ou comprar uma versão completa.
  We might be affiliated with some of these programs. Full information is available in disclosure

Instruções especiais sobre como remover o Wajam

Como Remover Wajam utilizando o Painel de Controle no Windows

Muitos redirecionadores e adwares como o Wajam instalam seus componentes como se fossem um programa normal do Windows bem como programas extras. Essa porção do malware pode ser removida diretamente no Painel de Controle. Para acessá-lo faça o seguinte.

  1. Iniciar → Painel de Controle (em versões anteriores do Windows) ou pressione a tecla Windows → Buscar e escreva Painel de Controle (no Windows 8;
     
  2. Clique em Desinstalar um Programa;
     
  3. Acesse a lista de programas instalados e selecione os itens relacionados ao Wajam .
     
  4. Clique no botão Desinstalar.
     
  5. Em muitas situações será melhor utilizar um programa anti-malware para detectar parasitas relacionados, por isso eu recomendo a instalação do Reimage, Spyhunter, e do Malwarebytes para identificar outros programas que possam fazer parte dessa infecção.
     

Este método não removerá alguns dos componentes que porventura tenham sido instalados pelo parasita, assim, se for necessário, siga a próxima parte do guia de remoção.

Removendo o Wajam dos navegadores

  Top Como parar o redirecionamento no atalho do navegador (todos os navegadores) (procedimento opcional):

Caso algum navegador continue abrindo a página Wajam ao ser iniciado, faça o seguinte:

  1. Clique com o botão direito no ícone do navegador. Entre em Propriedades;
     
  2. Acesse a aba Atalhos;
     
  3. Apague a sequência Wajam do campo destino.

  Top Como remover Wajam do Google Chrome:

  1. Clique no ícone de 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador e selecione Mais Ferramentas -> Extensões  
  2. Selecione todas as extensões maliciosas e apague-as  
  3. Clique no ícone das 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador e selecione Definições  
  4. Selecione Gerir Motores de Busca  
  5. Remova os motores de busca desnecessários da lista  
  6. Volte às definições. No Arranque escolha Abrir página em branco (pode também remover páginas indesejadas da ligação a páginas definidas).
  7. Se a sua página inicial foi alterada, clique no menu Chrome no canto superior direito, selecione Definições. Selecione Abrir uma página específica ou conjunto de páginas e clique em Páginas definidas.  
  8. Apague os sites de pesquisa maliciosos numa nova janela de Páginas de Arranque clicando no “X” ao seu lado.
  9. Clique no ícone de 3 linhas horizontais numa barra de ferramentas do navegador e selecione Definições e clique em Gerir motores de busca.  
  10. Remova os sites de pesquisa maliciosos numa nova janela de Motores de Pesquisa.

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda sente quaisquer problemas relacionados com Wajam, restaure as definições do seu navegador para as definições padrão.

  1. Clique no botão de Menu do Chrome (três linhas horizontais) e selecione Definições.
     
  2. Navegue até ao final da página e clique no botão Restaurar definições do navegador.
  3. Clique no botão Restaurar na caixa de confirmação.

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.

  Top Como remover Wajam do Firefox:

  1. Clique no botão de menu no canto superior direito de uma janela do Mozilla e selecione o ícone “Extensões” (Ou pressione Ctrl+Shift+A no seu teclado).  
  2. Percorra a Lista de Extensões e Suplementos, remova tudo o que estiver relacionado com [post name] e itens que não reconheça. Se não conhecer a extensão e não for feita pela Mozilla, Google, Microsoft, Oracle ou Adobe então provavelmente não precisa dela. 
  3. Introduza “about:config” na barra de endereço e pressione Enter. Isto irá abrir a página de definições.  
  4. Introduza “Keyword.url” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-a.  
  5. Introduza “browser.search.defaultengine” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-o.
  6. Introduza “browser.search.selectedengine” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do rato e restaure-o.
  7. Pesquise por “browser.newtab.url”. Clique com o botão direito do rato e restaure-o. Isto irá certificar-se que a página de procura não abrirá em cada nova aba.
  8. Se as definições reverterem e o exame com programas anti-malware estiver limpo: feche o Firefox, abra o explorador de ficheiros e introduza %AppData% na barra de endereços. Introduza user.js na caixa de pesquisa. Se este ficheiro existir, altere o nome e inicie o Firefox novamente. Terá que repetir os passos acima.
     
  9. Se a sua página inicial foi alterada, clique no menu Firefox no canto superior direito, selecione Opções->Geral. Introduza um URL preferencial no campo da página inicial e clique Restaurar para predefinição.  

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda sentir alguns problemas relacionados com o Wajam, restaure as definições do seu navegador para as predefinições.

  1. Clique no botão de menu no canto superior direito de uma janela do Mozilla Firefox. Clique no botão de Ajuda.
     
  2. Escolha Informação de Resolução de Problemas no menu de Ajuda.

     

  3. Clique no botão Restaurar Firefox.
  4. Clique no botão Restaurar Firefox na caixa de confirmação. O Mozilla Firefox irá fechar e alterar as definições para o padrão.

     

Se o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware para identificar entradas maliciosas.

  Top Como remover o vírus Wajam do Internet Explorer (versões mais antigas):

  1. Clique na seta à direita da caixa de pesquisa.
  2. Faça o seguinte: no IE8-9 escolha Gerir Motores de Busca, no IE7 clique Alterar predefinições de pesquisa.
  3. Remover o Wajam da lista.

Como remover Wajam do IE 11:

  1. Clique no ícone das Definições (canto superior direito) -> Gerir Extensões.
     
  2. Percorra as Barras de Ferramentas e Extensões. Remova tudo o que estiver relacionado com Wajam e itens que não conheça que não sejam feitos pela Google, Microsoft, Yahoo, Oracle ou Adobe.  
  3. Selecione Fornecedores de Pesquisa.
     
  4. Se nenhum destes fornecedores não estiver disponível, siga “Encontrar mais fornecedores de pesquisa” no fundo do ecrã e instale o Google.
     
  5. Feche as Opções.
  6. Se a sua página inicial foi alterada, clique no ícone de Roda Dentada no canto superior direito para abrir o menu do Internet Explorer, selecione Opções de Internet e escolha a aba Geral. Introduza um endereço preferencial no campo da página inicial e clique em Aplicar.
     

(Opcional) Restaure as definições do seu navegador

Se ainda está a sentir algum problema relacionado com Wajam, restaure as definições do seu navegador para as definições padrão.

  1. Pressione o ícone de Roda Dentada -> Opções de Internet.
     
  2. Escolha a aba Avançadas e clique no botão Restaurar.
     
  3. Marque a caixa de seleção Apagar definições pessoaise clique no botão Restaurar.

     

  4. Clique no botão Fechar na caixa de confirmação, depois feche o seu navegador.  

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, examine o seu sistema com um programa anti-malware.

  Top Como remover Wajam do Safari:

Remover extensões maliciosas

  1. Clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Preferências. 
  1. Seleccione Extensões e desinstale Wajam e outras extensões suspeitas. 
  1. Se a sua página inicial tiver sido alterada, clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Preferências e escolha a aba Geral. Introduza o URL desejado no campo da página inicial. 

(Opcional) Restaurar as definições do navegador

Se ainda está a ter problemas relacionados com o Wajam, restaure as definições do navegador para as suas definições de fábrica.

  1. Clique no menu Safari no canto superior esquerdo do ecrã. Seleccione Restaurar Safari… 
  2. Seleccione que opções deseja restaurar (normalmente todas elas vêm já pré-seleccionadas) e clique no botão Restaurar.

Se não conseguir restaurar as definições do seu navegador e o problema persistir, rastreie o seu sistema com um programa anti-malware.

Remoção manual Wajam

 
Processos:
arquivos:

Por favor, lembre-se que é muito importante fazer uma varredura no seu computador com um programa anti-malware depois da remoção do Wajam, já que o sistema pode ter sido contaminado por vírus ao longo da sua presença.

 

 

Capturas de tela Wajam

 
wajam
           
     

9 pensamentos em “Wajam

  1. Artidor Neto
     

    Consegui tirar esse wajan do meu computador usando essas excelentes dicas no firefox.
    Obrigado.
    Abraço.

     
    1. Giedrius Majauskas
       
       
    2. Jao
       
       
  2. Aldinete
     

    Obrigado pelas dicas este wajam estava acabando com meu computador, nem sei como esta bosta veio parar aqui., danificou todos os meus arquivos da faculdade, trabalhos que levei horas fazendo e estudando.
    levei vários dias só bloqueando ele, varrendo ele com ccleaner e sempre dizendo quer estava tudo limpo e atualizado e não estava nada sempre aparecia ele no meu painel de controle e abria várias paginas na minha máquina., agora estou tranquila., com a ajuda de vcs. obrigado,

     
  3. abc
     

    esse troço veio quando eu baixei photoscape

     
  4. Breno Tavares
     

    Ai, ainda bem que não corro mais esse risco. Antes eu era vitima de aparecerem coisas do tipo quando baixava algo. Me livrei quando baixei o Psafe.

     
    1. Haozin
       

      cara o psafe e uma merda igual ao wajam so acaba com o pc pior que o baidu,avast tudo uma bosta que vem com mais virus do que antivirus tbm nao baixe coisas pelo baixaki pq ele bota essas merda no teu pc flw so quis te avisar manin

       
  5. matheus pereira lima
     

    gracas a deus consegui tirar esse virus do meu pc

     
  6. Ariel
     

    Não só não consegui desinstalar, já que quando eu clivava em desinstalar ele abria uma janela dele mesmo, como, ao começar a desinstalá- lo nas configurações do computador, ele bloqueou tudo e agora quando ligo o note nem a área de trabalho aparece mais, só mensagens de downloads dele

     

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *