Vírus Meteoritan - Como remover?

 

Foi revelado que o cripto-vírus Meteoritan representa uma ameaça para a comunidade de utilizadores da Internet. Este tipo de malware afeta a informação numa das piores maneiras possíveis: os ficheiros são codificados com cifras especiais e sofisticados. A origem do ransomware Meteoritan pode ser a Polónia uma vez que há certas pistas que levam a essa conclusão. O ficheiro METEORITAN.POLAND é inserido nos dispositivos das vítimas e contém um número de identificação original. Esta amostra explica que o vírus pode contactar os seus criadores através do endereço de e-mail meteoritan6570@yandex.ru. Claro, o pagamento pela desencriptação dos ficheiros será aceite através de um sistema de pagamento online que assegure o anonimato de ambas as partes. Claro, os piratas informáticos têm razões mais fortes para esconderem as suas verdadeiras identidades. Se os seus ficheiros já não estiverem operacionais, pode ser que o seu dispositivo tenha ficado severamente danificado por um ransomware. Normalmente, somos capazes de determinar um ransomware através de diferentes extensões, mas não há menções claras de uma extensão no caso do vírus Meteoritan.

Crítica do vírus Meteoritan

Assim que uma carga do vírus Meteoritan completa a sua viagem com sucesso, irá ser colocado numa das pastas. Presumivelmente, o ficheiro ransomware.exe pode ser a fonte de todos os seus problemas. Adicionalmente, o vírus irá inserir mais do que uma nota de resgate. Where_are_your_files.txt e readme_your_files_have_been_encrypted.txt. Conforme já indicámos na secção acima, o METEORITAN.POLAND contém o número de identificação das vítimas e é originalmente esperado que este seja enviado aos piratas informáticos num e-mail. Os piratas irão responder com mais instruções detalhadas sobre como acontecimentos esperados se devem desenrolar. As vítimas irão ser informadas de uma carteira bitcoin específica que deve ser enchida com bitcoins.

Apesar do facto do vírus Meteoritan afirmar corromper a informação com um algoritmo RSA-4096 para encriptação, existe a possibilidade do ransomware estar a fazer bluff. Pode ser que nenhum ficheiro esteja realmente encriptado e que o vírus esteja a fazer ameaças vazias. Contudo, se descobrir que o software de desencriptação é certamente necessário para corrigir a informação danificada, lembre-se que executar obedientemente as exigências dos piratas informáticos não é a única opção. É impossível determinar a quantia exata de bitcoins que o vírus Meteoritan irá indicar como taxa. Na nota de resgate, é suposto o número de identificação de cada vítima individual calcular a soma exata. Presumivelmente, o principal fator será a quantidade de ficheiros encriptados.

Não se pode confiar nos criadores do vírus Meteoritan. Mesmo que afirmem fornecer aos utilizadores um software especial e uma chave de desencriptação, estas promessas não irão necessariamente ser cumpridas. Se este ransowmare corromper ficheiros, irá também colocar uma chave de desencriptação num ficheiro chamado METEORITA.RANSOM. Por favor não considere pagar o resgate que os piratas informáticos exigem.

Restaurar informação que o vírus Meteoritan danificou

Antes de acreditar que o vírus Meteoritan encriptou, de facto, toda a sua informação, deve verificar se os seus ficheiros foram mesmo danificados. Se a encriptação acabar por ser verificada, não deve pensar em pagar o resgate. Há mais opções a considerar. Por exemplo, não temos conhecimento sobre se as Shadow Volume Copies são eliminadas pelo ransomware. Por favor verifique se elas continuam em segurança. Adicionalmente, pode tentar restaurar ficheiros com ferramentas de recuperação de ficheiros que já tenham sido criadas para o mesmo propósito. Se for um utilizador cauteloso da Internet, pode ter sentido a necessidade de armazenar os seus ficheiros em armazenamentos de reserva. Se o tiver feito, então nenhum ransomware é uma ameaça para si.

Vírus Meteoritan: como é que viaja?

O vírus Meteoritan pode chegar aos dispositivos depois dos seus donos serem desatentos ou simplesmente descuidados. É aconselhado a limpar regularmente a sua caixa de entrada para se certificar de que não há spam. Se reparar que lhe foi enviada uma carta estranha, por favor reveja o e-mail cuidadosamente. Antes de o abrir, assegure-se de que o remetente é fiável. Depois de o ter aberto, observe cuidadosamente a mensagem. Se parecer suspeita e tiver uma série de anexos bizarros, então não é recomendado que descarregue um tal ficheiro.

Antes de tentar recuperar os seus ficheiros, por favor remova a infeção Meteoritan primeiro. Pode fazer isto manualmente ou simplesmente tirando vantagem de ferramentas anti-malware. Reimage, SpyHunter ou Hitman não deixarão qualquer malware no seu sistema.

Como remover Vírus Meteoritan usando o System Restore?

1. Reinicie o seu computador no Modo de Segurança com Janela de Comandos


para Windows 7 / Vista/ XP
  • Iniciar → Encerrar → Reiniciar → OK.
  • Pressione a tecla F8 repetidamente até a janela de Oções de Arranque Avançadas aparecer.
  • Escolha o Modo de Segurança com Janela de Comandos. Windows 7 enter safe mode

para o Windows 8 / 10
  • Pressione o botão de Arranque na janela de login do Windows. Depois pressione e segure a tecla Shift e clique em Reiniciar. Windows 8-10 restart to safe mode
  • Escolha Resolução de Problemas → Opções Avançadas → Definições de Arranque e clique em Reiniciar.
  • Quando carregar, selecione Habilitar Modo de Segurança com Janela de Comandos a partir das definições de Arranque. Windows 8-10 enter safe mode

Restaurar os ficheiros e definições de Sistema.
  • Quando o modo de Janela de Comando carregar, introduza o cd de restauro e pressione Enter.
  • Depois digite rstrui.exe e pressione Enter novamente. CMD commands
  • Clique em “Próximo” na janela que apareceu.. Restore point img1
  • Selecione um dos Pontos de Restauro que estão disponíveis antes do {parasite_name] se ter infiltrado no seu sistema e depois clique em “Próximo”.Restore point img2
  • Para arrancar com o sistema clique em “Sim”. Restore point img3

2. Remoção complete do Meteoritan ransomware

Depois de restaurar o seu sistema, é recomendado que examine o seu computador com um programa anti-malware, como Reimage, Spyhunter e remova todos os ficheiros maliciosos relacionados com Vírus Meteoritan.


3. Restaure os ficheiros afetados pelo Meteoritan ransomware usando Shadow Volume Copies

Se não usa a opção de Restauro de Sistema no seu sistema operativo, há uma hipótese de usar shadow copy snapshots. Eles armazenam cópias dos seus ficheiros do ponto temporal em que o snapshot de restauro foi criado. Normalmente, o Vírus Meteoritan tenta apagar todos os Shadow Volume Copies, por isso este método pode não funcionar em todos os computadores. Contudo, pode falhar em fazê-lo.

As Shadow Volume Copies estão apenas disponíveis com o Windows XP Service Pack 2, Windows Vista, Windows 7, e Windows 8. Há duas maneiras de recuperar os seus ficheiros usando a Shadow Volume Copy. Pode fazê-lo usando a nativa Windows Previous Versions ou através do Shadow Explorer.

a) Windows Previous Versions Nativa

Clique com o botão direito do rato num ficheiro encriptado e selecione a aba Propriedades>Versões anteriores. Agora irá ver todas as cópias disponíveis desse ficheiro particular e a altura em que foi armazenada numa Shadow Volume Copy. Escolha a versão do ficheiro que quer recuperar e clique em Copiar se a quiser gravar nalgum diretório seu, ou Restaurar se quiser substituir o ficheiro existente e encriptado. Se quiser ver o conteúdo do ficheiro primeiro, clique apenas em Abrir.Previous version


b) Shadow Explorer

É um programa que pode ser encontrado online gratuitamente. Pode descarregar uma versão completa ou uma versão portátil do Shadow Explorer. Abra o programa. No canto superior esquerdo selecione o disco onde o ficheiro que procura está armazenado. Irá ver todos os ficheiros nesse disco. Para recuperar uma pasta inteira, clique com o botão direito do rato nela e selecione “Exportar”. Depois escolha onde quer que seja armazenada.
Shadow explorer

Nota: em muitos casos é impossível restaurar ficheiros de dados afetados por ransomwares modernos. Por isso recomendo utilizar um software de backup em rede como precaução. Recomendamos verificar o Carbonite, BlackBlaze, CrashPlan ou Mozy Home.

Ferramentas para remoção automática de Vírus Meteoritan

 

Outras ferramentas

 
  0   0
    Spyhunter
 
  Baixar Reimage para Vírus Meteoritan detecçãoNota: julgamento Reimage fornece detecção de parasita como Vírus Meteoritan e auxilia na sua remoção de forma gratuita. Você pode remover os arquivos detectados, processos e entradas de registro você mesmo ou comprar uma versão completa.
  We might be affiliated with some of these programs. Full information is available in disclosure 

Capturas de tela Vírus Meteoritan

 
           
     

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *