Snap.do (Resoft Smartbar) - Como remover?

 

Snap.do, também conhecido como Resoft Smartbar, ou ainda search.snap.do é categorizado como um browser hijacker (tipo de programa que “sequestra” e redireciona um navegador) que é capaz de modificar a página inicial e o provedor de buscas no computador em que ele infectar. Ele funciona em qualquer navegador: Google Chrome, Mozilla Firefox, e o Internet Explorer. Trata-se de uma ferramenta que supostamente iria lhe ajudar a fazer upload, curtir e a twittar conteúdo com um único clique, converter uma página internet para um arquivo PDF, fazer zoom automático em imagens do Facebook, ou ouvir uma estação de rádio local.

Para ganhar dinheiro o snap.do redireciona o tráfego para o search.snap.do ou algum outra página que ele porventura promova. É revelador, depois da barra de ferramentas ser instalada ela não permite que qualquer outra ferramenta de buscas seja utilizada, permite apenas o uso da sua própria ferramenta. Outro aspecto importante é que os resultados de uma pesquisa realizada no search.snap.do estará misturado com propagandas pagas, de tal modo embaralhadas que não será possível saber se o seu clique vai lhe levar para uma página que é relevante naquilo que está sendo buscado ou se é apenas uma página pagante com conteúdo que não lhe interessa. Se você ler a Política de Privacidade da Resoft você verá que, da mesma forma que muitos outros adwares, ele afirma que informações pessoais suas poderão ser monitoradas, gravadas, e até mesmo utilizadas para qualquer propósito que lhes pareça útil, inclusive a venda para outros interessados:

Nós coletamos informações estatísticas ……. incluindo, ‘inter alia’ [entre outras coisas], propagandas visualizadas, páginas acessadas, termos pesquisados, ofertas e serviços que lhe interessaram, o tipo de navegador que você está utilizando, o seu endereço IP, a URL pela qual você acessou e o tempo gasto naquela URL, os cookies, o tipo do seu domínio e o seu servidor.

O Snap.do pode ser baixado a partir da página oficial da companhia mas, na maioria das vezes, ele é distribuído através da utilização de métodos que não são éticos como, por exemplo, a associação furtiva com outros programas. O problema é que o usuário não está ciente dessa associação e, ao instalar o programa principal, ele não percebe que no meio do passo-a-passo da instalação existe uma caixa de marcação marcada “de fábrica” autorizando a instalação de outros programas como o Snap.do. Uma das reclamações corriqueiras por parte das vítimas é que “do nada” a página inicial do navegador e o provedor de buscas do navegador foram alteradas para o search.snap.do, o que tornou a navegação muito mais difícil e menos fluída pelo número constante de redirecionamentos.

Remover o snap.do é mais difícil do que deveria ser, isto acontece pois os desenvolvedores desta barra de ferramentas não desejam que ela seja removida então, para dificultar o processo, eles tornaram o processo de remoção tão complicado quanto possível. A remoção manual só será possível se você puder localizar esta barra de ferramentas no Painel de Controle, na seção Adicionar e Remover Programas (ou Programas e Recursos em versões mais recentes do Windows). É possível que o Snap.do tenha se disfarçado com um outro nome, para dificultar a remoção. Remover cada uma das barras de ferramentas é um processo trabalhoso que demanda algum tempo. Por isto, nós recomendamos o uso de um processo automático de remoção do Snap.do por meio do uso de alguma ferramenta antimalware como o Reimage, SpyHunter, ou o Hitman Pro, que são reconhecidamente métodos eficientes para combater esse (e outros) tipos de pragas. Eles detectarão também outras ameaças que possam ter sido instaladas junto com o snap.do. Caso você venha a optar pelo método de remoção manual, ao terminar não esqueça de fazer uma varredura completa no sistema para ter a segurança de que não há outras ameaças presentes no sistema.

Talvez venha a ser necessário restaurar as configurações originais do provedor de buscas após a remoção dos componentes do Snap.do.

No Internet Explorer:

  1. Clique na flecha à direita da caixa de buscas
  2. Faça o seguinte: no IE8-9 vá em Gerenciar Provedores de Pesquisas; no IE7, clique em Mudar Provedores de Pesquisas
  3. Remova todos os mecanismos de buscas desnecessários da lista

No Firefox:

  1. Desative os add-ons desnecessários no navegador, inclusive o QuickShare.
  2. Entre “about:config” na barra de endereços. Isto irá abrir uma página de configurações
  3. Digite “Keyword.url” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure.
  4. Digite “browser.search.defaultengine” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure.
  5. Digite “browser.search.selectedengine” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure.
  6. Busque por ‘browser.newtab.url’. Clique com o botão direito e restaure. Isto irá fazer com que a página de buscas não inicie mais a cada vez que uma nova aba for aberta.

No Google Chrome:

  1. Clique no ícone das 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador
  2. Selecione Configurações
  3. Selecione Básicas → Gerenciar Mecanismos de Pesquisas
  4. Remova os mecanismos de pesquisas desnecessários da lista
  5. Volte para as Configurações. Em Iniciar, escolha Abrir Página em Branco (você também poderá remover páginas indesejadas desse conjunto de páginas também).

 

Ferramentas de Snap.do (Resoft Smartbar) remoção automática

 

Outras ferramentas

 
  0   0
    Spyhunter
  0   0
    Malwarebytes Anti-Malware
 
  Baixar Reimage para Snap.do (Resoft Smartbar) detecçãoNota: julgamento Reimage fornece detecção de parasita como Snap.do (Resoft Smartbar) e auxilia na sua remoção de forma gratuita. Você pode remover os arquivos detectados, processos e entradas de registro você mesmo ou comprar uma versão completa.
  We might be affiliated with some of these programs. Full information is available in disclosure 

Fotos relacionadas

 
related image #1 from Snap.do (Resoft Smartbar)
           
     

11 pensamentos em “Snap.do (Resoft Smartbar)

  1. paulo roberto
     

    MANO SE ME AJUDOU PRA CARALHO VLW!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     
  2. Vilella
     

    O unico que conseguiu resolver o problema 100%, valeu!!!

     
  3. Antonio
     

    Parabens , depois de muita busca , seu metodo resolveu ! até fácil ! Obrigado!

     
    1. Giedrius Majauskas
       

      Ainda bem que eu poderia ajudar.

       
  4. pitter
     

    Muito obrigado, depois de muitas buscas agora deu certo

     
  5. evandro lopes
     

    mano to com um tal shopping helper smartbar que nao sai o meu micro… ja fiz de tudo, tirei do chrome, do IE e do mozilla firefox, mas do painel de control/programas ele nao se desinstala… o que faço… pode de ajudar….

     
    1. Giedrius Majauskas
       

      Tente usar o programa Revouninstaller ou anti-malware

       
  6. Celso Roberto
     

    Instalei o Malwarebytes Anti-Malware do Baixaki e removeu na hora.A meses que eu tentava me livrar dessa praga.

     
  7. Nelson Tavares
     

    Com tutorial simples e objetivo, foi extremamente útil. Obrigado.

     
  8. Alípio França
     

    Muito Obrigado!! Entrei em dezenas de sites e a sua dica foi a única que me ajudou a remover isso do Firefox.

     
  9. Ligia
     

    Os responsáveis por essa empresa deveriam ser punidos, presos, condenados. E o software deveria ser proibido de ser instalado, isso não é coisa ilegal não? É um absurdo o que fazem, eu não estou conseguindo fazer algumas coisas importantes de trabalho na internet por causa desses anúncios. sem contar o risco de invadirem conta bancária, informações pessoais. Como pode??

     

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *