SafetyNut - Como remover?

 

SafetyNut é um plug-in para navegador que pode aderir-se ao Internet Explorer, ao Mozilla Firefox e ao Google Chrome. Ele é instalado junto com o desconhecido Movies Toolbar, que normalmente é adicionado quando você instalar algum aplicativo gratuito ou demonstrativo encontrado pela internet. O SafetyNut está ligado a diversos programas impopulares, por causa disso você deve ser bastante cuidadoso caso venha a detectá-lo no seu computador.

Normalmente o usuário do PC percebe a presença desse aplicativo quando estiver navegando pela internet. Ele receberá um alerta avisando que o SafetyNut.exe parou de funcionar. Se você recebeu este tipo de notificação, verifique se algum dos seus navegadores possui o Movies Toolbar agregado. Caso exista, remova-o o quanto antes de todos os navegadores onde ele estiver. Isso deverá eliminar o SafetyNut também.

O Movies Toolbar também não é um aplicativo confiável. Como já mencionei, a maneira mais comum para ele se infiltrar no computador é por meio do método de associação. Além disso, ele faz algumas modificações no navegador atingido sem solicitar a permissão do usuário. Essas alterações incluem modificar a sua página inicial e o seu provedor padrão de buscas. O objetivo do SafetyNut e do Movies Toolbar é divulgar diversas páginas de cunho comercial, ao invés de mostrar resultados normais de uma busca web.

Ao detectar qualquer sinal da presença do SafetyNut você deve removê-lo. Faça a desinstalação dele e do Movies Toolbar do Painel de Controle e restaure as configurações dos navegadores afetados. Caso você não possa removê-lo manualmente do seu sistema, faça uma varredura completa no sistema com um programa antispyware que tenha boa reputação como o spyhunter e o malwarebytes. Não se esqueça de atualizar o aplicativo escolhido para as definições mais recentes disponíveis.

Utilizando o Painel de Controle para remover o componente principal do SafetyNut e dos seus instaladores

  1. Acesse o Painel de Controle. No Windows XP/Vista/7, clique em Iniciar → Painel de Controle → Programas e Recursos ou Desinstalar. No Windows 8, escreva Painel de Controle na caixa de buscas, em seguida procure e clique em Desinstalar um programa. Em ambos os casos poderá ser necessário confirmar que você é o administrador do PC.
  2. Procure por itens rotulados como SafetyNut, Movies Toolbar e/ou com aparência similar na lista de programas. Como uma atitude padrão eu recomendo a remoção do Yontoo, do WebCake e de qualquer coisa que mencione “savings” (“economizar”) ou “coupon” (“cupom promocional”). Fazer uma varredura com um aplicativo anti-malware como o spyhunter e o stopzilla poderá lhe dar uma boa noção de quais outros programas também devem ser removidos.
  3. Por fim, saia do Painel de Controle.

Remover o SafetyNut do Internet Explorer

  1. Clique no ícone da Chave/Ferramenta → Gerenciar Add-ons.
  2. Entre na seção Barras de Ferramentas e Extensões. Remova tudo o que estiver relacionado ao SafetyNut, ao Movies Toolbar bem como os itens que você não reconhecer e que não tenham sido desenvolvidos pelo Google, Microsoft, Yahoo, Oracle ou Adobe.
  3. Por fim, saia das opções.

Remover o SafetyNut do Firefox

  1. Escreva about:addons na barra de endereços (URL) do navegador.
  2. Acesse a lista Extensões e Add-ons, remova tudo aquilo que estiver relacionado ao SafetyNut e ao Movies Toolbar bem como os demais itens que você não reconhecer. Caso você não saiba a utilidade da extensão e caso ela não tenha sido desenvolvida pela Mozilla, Google, Microsoft, Oracle ou Adobe, provavelmente isso é uma indicação que ela não é necessária.
  3. Uma alternativa é restaurar o Firefox: clique em Firefox → Ajuda (Ajuda no menu para usuários OS X) → Informações para Resolução de problemas (lentidão, travamentos, …) → E, então, Restaurar o Firefox.

Remover o SafetyNut do Chrome

  1. Escreva chrome://extensions na barra de endereços (URL) do navegador.
  2. Vá até a lista de extensões e remova os programas desnecessários, especialmente aqueles similares ao SafetyNut e ao Movies Toolbar. Caso você se sinta inseguro, lembre-se que é possível desativá-las temporariamente.
  3. Reinicie o Chrome.
  4. Uma alternativa é escrever chrome://settings na barra de endereços (URL) do navegador, clicar em configurações Avançadas, rolar até o final da tela e clicar em Restaurar as Configurações do Navegador.

OBS:

Caso você encontre uma extensão que não possa ser removida do navegador, lembre-se que ela pode ser removida tanto pelo Painel de Controle quando com um programa removedor de malware como o spyhunter e o malwarebytes ou um programa removedor específico como o RevoUninstaller.

Ferramentas para remoção automática de SafetyNut

 

Outras ferramentas

 
  0   0
    Spyhunter
  0   0
    Malwarebytes’ Anti-Malware
 
  Baixar Reimage para SafetyNut detecçãoNota: julgamento Reimage fornece detecção de parasita como SafetyNut e auxilia na sua remoção de forma gratuita. Você pode remover os arquivos detectados, processos e entradas de registro você mesmo ou comprar uma versão completa.
  We might be affiliated with some of these programs. Full information is available in disclosure             
     

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *