FLKR Ransomware - Como remover?

 

Os piratas não planeiam deixar os utilizadores da Internet em paz em breve. Um vírus cripto-ransomware intimidante chamou a nossa atenção e este artigo irá focar-se em dar uma caracterização apropriada para este exemplo. Em primeiro lugar, ele é chamado vírus FLRK e está preparado para encriptar os ficheiros das suas vítimas quase como qualquer outra infeção que pertença à categoria ransomware. Apesar disso, tornamo-nos acostumados a lutar contra encriptação feita utilizando algoritmos RSA ou AES. As cifras que são selecionadas mais frequentemente não são novidade para analistas de segurança e eles não estão surpreendidos por testemunhar a sua atividade. O vírus FLKR difere nesta área ao selecionar um método de codificação atípico. A uma cifra alternativa, chamada Blowfish, foi atribuída a nociva tarefa de transformar ficheiros em executáveis inacessíveis. É um algoritmo de bloco simétrico que foi agora explorado por piratas informáticos. Sabemos que lendo sobre um vírus ransomware a uma sexta-feira pode ser difícil, mas será recompensado com segurança e paz de espírito.

Características do Ransomware FLKR

Após um lote do vírus FLKR chegar ao seu sistema e colocar uma bandeira para demonstrar domínio, o seu sistema está pronto para ser submetido a algumas modificações. Primariamente, para que seja conseguido um arranque automático, o lote tem de fazer alterações influentes nas Chaves de Registo do Windows, especificamente naquelas que abrem aplicações software após o computador ter sido reiniciado. Não será fácil detetar uma infeção com um ransomware uma vez que estes processos se escondem por detrás de nomes normais. Mesmo que verifique o seu Gestor de Tarefas, os procedimentos de execução podem não levantar suspeitas de início. Ok, o vírus FLKR conseguiu ser lançado automaticamente, que mais vai ser feito?

Bem, o ransomware irá virar-se para um outro objetivo importante: encriptação de ficheiros. Contudo, antes disso, o executável maligno tem de executar exames minuciosos para encontrar informação apropriada que seja a mais valiosa para a vítima. Depois disso, a cifra Blowfish será aplicada aos ficheiros selecionados e eles irão acabar com a sua carreira de utilidade. Como já indicámos no parágrafo de introdução, esta é uma cifra bastante invulgar como escolha de criadores de ransomwares. Por falar em ficheiros encriptados, cada um dos executáveis corruptos será seguido da extensão _morf56@meta.ua _. Isto significa que informação foi selecionada para ser influenciada por um vírus ransomware. Investigadores de segurança repararam que o ficheiro INSTUCT.txt é colocado no sistema dos utilizadores para que se tornem cientes da situação. A seguinte citação irá mostrar o texto que o executável contém:

A informação está encriptada com uma palavra-chave forte.

Para a desencriptar, contacte e-mamorf56@meta.ua para instruções.

Canal de comunicação reservado – este jabber: fhmjfjf@default.rs

Utilize o jabber apenas quando esta conversa não for possível através de e-mail.

Quais são os métodos possíveis de ser infetado pelo Ransomware FLKR? Como o pode evitar?

Especialistas de IT enfatizam sempre a possibilidade de ficar infetado com um vírus ransomware através de campanhas de spam malignas. Esta é a principal causa de tais vírus. De facto, a quantidade de cartas de spam nocivas está a aumentar, com velhas e novas variantes a libertar campanhas frescas. Se receber uma carta intrigante por e-mail, certifique-se sempre de que o remetente é legítimo. Os seguintes títulos podem ser os exemplos de e-mails infeciosos: “Há um problema com o seu bilhete de avião”, “A sua conta do Facebook foi apagada”, “Devolução de impostos: URGENTE”. Se reparar nalguma coisa ainda que remotamente semelhante, deve ser cuidadoso. Lembre-se sempre que as mensagens devem ser enviadas a partir dos endereços de e-mail originais das autoridades notórias. Se houver alguma inconsistência, contacte o endereço oficial e descubra a verdade. NUNCA, e repetimos, NUNCA descarregue anexos das mensagens que recebe na sua caixa de entrada.

É possível desencriptar ficheiros que estão arruinados pelo Ransomware FLKR?

Por agora, não conseguimos identificar uma ferramenta que consiga desencriptar os seus ficheiros sem quaisquer complicações. O ransomware FLKR é uma infeção recente e os pesquisadores precisam de lhe prestar especial atenção primeiro. Apenas depois, a questão da desencriptação pode receber uma resposta positiva. Por agora, tente aguentar. Não contacte os piratas informáticos através dos contatos indicados: isto não lhe irá fornecer soluções de confiança. No futuro, lembre-se de armazenar os seus ficheiros em armazenamentos de reserva para que vírus ransomware não tenham hipótese de ganhar contra si.

O ransomware FLKR pode ser removido com Reimage, SpyHunter or Malwarebytes. Antes disso, faça cópias de ficheiros encriptados para se certificar de que a infeção não os apaga antes de ser eliminada. Uma remoção manual de infeções ransomware é arriscada uma vez que pode fazer alterações nocivas ao seu sistema. Apenas aconselhamos que o faça se tiver experiência na remoção de malware.

Como remover FLKR Ransomware usando o System Restore?

1. Reinicie o seu computador no Modo de Segurança com Janela de Comandos


para Windows 7 / Vista/ XP
  • Iniciar → Encerrar → Reiniciar → OK.
  • Pressione a tecla F8 repetidamente até a janela de Oções de Arranque Avançadas aparecer.
  • Escolha o Modo de Segurança com Janela de Comandos. Windows 7 enter safe mode

para o Windows 8 / 10
  • Pressione o botão de Arranque na janela de login do Windows. Depois pressione e segure a tecla Shift e clique em Reiniciar. Windows 8-10 restart to safe mode
  • Escolha Resolução de Problemas → Opções Avançadas → Definições de Arranque e clique em Reiniciar.
  • Quando carregar, selecione Habilitar Modo de Segurança com Janela de Comandos a partir das definições de Arranque. Windows 8-10 enter safe mode

Restaurar os ficheiros e definições de Sistema.
  • Quando o modo de Janela de Comando carregar, introduza o cd de restauro e pressione Enter.
  • Depois digite rstrui.exe e pressione Enter novamente. CMD commands
  • Clique em “Próximo” na janela que apareceu.. Restore point img1
  • Selecione um dos Pontos de Restauro que estão disponíveis antes do {parasite_name] se ter infiltrado no seu sistema e depois clique em “Próximo”.Restore point img2
  • Para arrancar com o sistema clique em “Sim”. Restore point img3

2. Remoção complete do FLKR Ransomware

Depois de restaurar o seu sistema, é recomendado que examine o seu computador com um programa anti-malware, como Reimage, Spyhunter e remova todos os ficheiros maliciosos relacionados com FLKR Ransomware.


3. Restaure os ficheiros afetados pelo FLKR Ransomware usando Shadow Volume Copies

Se não usa a opção de Restauro de Sistema no seu sistema operativo, há uma hipótese de usar shadow copy snapshots. Eles armazenam cópias dos seus ficheiros do ponto temporal em que o snapshot de restauro foi criado. Normalmente, o FLKR Ransomware tenta apagar todos os Shadow Volume Copies, por isso este método pode não funcionar em todos os computadores. Contudo, pode falhar em fazê-lo.

As Shadow Volume Copies estão apenas disponíveis com o Windows XP Service Pack 2, Windows Vista, Windows 7, e Windows 8. Há duas maneiras de recuperar os seus ficheiros usando a Shadow Volume Copy. Pode fazê-lo usando a nativa Windows Previous Versions ou através do Shadow Explorer.

a) Windows Previous Versions Nativa

Clique com o botão direito do rato num ficheiro encriptado e selecione a aba Propriedades>Versões anteriores. Agora irá ver todas as cópias disponíveis desse ficheiro particular e a altura em que foi armazenada numa Shadow Volume Copy. Escolha a versão do ficheiro que quer recuperar e clique em Copiar se a quiser gravar nalgum diretório seu, ou Restaurar se quiser substituir o ficheiro existente e encriptado. Se quiser ver o conteúdo do ficheiro primeiro, clique apenas em Abrir.Previous version


b) Shadow Explorer

É um programa que pode ser encontrado online gratuitamente. Pode descarregar uma versão completa ou uma versão portátil do Shadow Explorer. Abra o programa. No canto superior esquerdo selecione o disco onde o ficheiro que procura está armazenado. Irá ver todos os ficheiros nesse disco. Para recuperar uma pasta inteira, clique com o botão direito do rato nela e selecione “Exportar”. Depois escolha onde quer que seja armazenada.
Shadow explorer

Nota: em muitos casos é impossível restaurar ficheiros de dados afetados por ransomwares modernos. Por isso recomendo utilizar um software de backup em rede como precaução. Recomendamos verificar o Carbonite, BlackBlaze, CrashPlan ou Mozy Home.

Ferramentas para remoção automática de FLKR Ransomware

 

Outras ferramentas

 
  0   0
    Spyhunter
  0   0
    Malwarebytes’ Anti-Malware
 
  Baixar Reimage para FLKR Ransomware detecçãoNota: julgamento Reimage fornece detecção de parasita como FLKR Ransomware e auxilia na sua remoção de forma gratuita. Você pode remover os arquivos detectados, processos e entradas de registro você mesmo ou comprar uma versão completa.
  We might be affiliated with some of these programs. Full information is available in disclosure             
     

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *