Default-search.net vírus - Como remover?

 

O vírus Default-search.net é um redirecionador que busca aumentar o número de acessos de determinados portais e receber algum dinheiro por esse serviço. Esse programa pode afetar o Internet Explorer, o Mozilla Firefox ou o Google Chrome. Não é difícil perceber a presença desse aplicativo no computador tendo em vista que ele muda a página inicial do navegador e o provedor de buscas padrão pelo Default-search.net. Os resultados das buscas que ele exibe até o presente momento provêm do buscador do Yahoo, porém isso pode mudar a qualquer momento.

Geralmente esse programa é instalado no computador junto com outros aplicativos que você pode baixar da internet. Ele é distribuído com ferramentas como o Linkey e o Optimizer Pro. Por isso você deve ser especialmente cuidadoso ao pegar quaisquer programas similares a esses pela internet (os gratuitos, de modo geral). É possível evitar a instalação de aplicativos indesejados com a simples atitude de ser mais cuidadoso com o passo-a-passo do processo de instalação dos programas que você baixar pela internet. Caso apareça alguma opção pré-selecionada ou que indique a instalação de programas desconhecidos, desmarque essas opções e recuse a instalação dos extras e instale apenas aquilo que de fato lhe interessa.

Caso o seu computador já tenha sido afetado pelo vírus Default-search.net a navegação pela rede se tornará insuportável. Não será mais possível fazer qualquer pesquisa sem sofrer com interrupções. Além disso, o vírus Default-search.net consegue captar informações sobre seus hábitos de navegação pela rede, enviando-os para seus parceiros que irão utilizá-lo para marketing e propaganda.

Para remover o vírus Default-search.net, acesse o Painel de Controle → Programas e Recursos e desinstale o aplicativo. Uma recomendação importante é desinstalar também TODOS os programas que tenham sido instalados na data em que os problemas iniciaram. Algumas versões desse vírus instalam um aplicativo extra para a sua autoproteção que impedem que o usuário, ele mesmo, restaure as configurações do navegador. Para identificar se isso ocorre no seu caso faça uma varredura com o Reimage ou com outro programa antispyware com boa reputação. Depois disso você poderá efetuar a remoção das extensões problemáticas dos navegadores.

O buscador Default Search é protegido através de um programa de “gerenciamento de configurações” (em inglês: “Settings Manager”). Você deve remover este programa usando o Painel de Controle antes de efetuar qualquer alteração nas configurações dos navegadores que você utiliza, senão as alterações serão revertidas pelo parasita ao reiniciar.

Como remover o vírus Default-search.net do Internet Explorer (versões anteriores do navegador):

  1. Clique na flecha à direita da caixa de buscas do navegador;
  2. Faça o seguinte: no IE8-9, clique em Gerenciar Provedores de Buscas; no IE7, clique em Modificar Padrões de Buscas;
  3. Remova o Default-search.net da lista.

Como remover o vírus Default-search.net do IE 11:

  1. Clique no ícone Configurações (canto superior direito) → Gerenciar Add-ons;
  2. Clique em Provedores de Buscas;
  3. Mude o provedor de buscas para o Bing ou Google;
  4. Caso nenhum desses provedores de buscas esteja disponível, clique em “Encontrar outros provedores de buscas” ao final da tela. Instale o Google.

Como remover o vírus Default-search.net do Firefox:

  1. Digite “about:config” na barra de endereços (URL) do navegador. Isso irá abrir uma página de configurações;
  2. Escreva “Keyword.url” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure;
  3. Escreva “browser.search.defaultengine” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure;
  4. Escreva “browser.search.selectedengine” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure;
  5. Escreva “browser.startup.homepage” na caixa de buscas. Clique com o botão direito e restaure;
  6. Procure por “browser.newtab.url”. Clique com o botão direito e restaure. Isso irá fazer com que a página de buscas não seja mais ativada a cada vez que uma nova aba for aberta no navegador;
  7. Caso as configurações sofram uma reversão e a varredura com um programa anti-malware indica que o sistema está limpo, faça o seguinte: feche o Firefox. Abra o Windows Explorer e escreva %AppData% na barra de endereços. Escreva user.js na caixa de buscas. Caso este arquivo exista, faça uma alteração qualquer no nome do arquivo e inicie o Firefox novamente. Será necessário que você repita os procedimentos anteriores desde o início.

Como remover o vírus Default-search.net do Google Chrome:

  1. Clique no ícone das 3 linhas horizontais na barra de ferramentas do navegador;
  2. Clique em Configurações;
  3. Clique em Básicas → Gerenciar Mecanismos de Buscas;
  4. Remova todos os mecanismos de buscas desnecessários dessa lista;
  5. Retorne para as Configurações. Em Iniciar clique em ‘Abrir Página em Branco‘ (você também poderá remover as páginas indesejadas desse conjunto de endereços web);
  6. Caso a sua Nova Aba continue sofrendo redirecionamentos, você terá de fazer uma varredura no sistema com um programa de remoção de malware ou utilizar a extensão New Tab Redirect disponível na Chrome Store.

Como parar o redirecionamento no atalho do navegador (todos os navegadores) (procedimento opcional):

Caso algum navegador continue abrindo a página Default-search.net ao ser iniciado, faça o seguinte:

  1. Clique com o botão direito no ícone do navegador. Entre em Propriedades;
  2. Acesse a aba Atalhos;
  3. Apague a sequência Default-search.net do campo destino.

Ferramentas para remoção automática de Default-search.net vírus

 

Outras ferramentas

 
  0   0
    Spyhunter
 
  Baixar Reimage para Default-search.net vírus detecçãoNota: julgamento Reimage fornece detecção de parasita como Default-search.net vírus e auxilia na sua remoção de forma gratuita. Você pode remover os arquivos detectados, processos e entradas de registro você mesmo ou comprar uma versão completa.
  We might be affiliated with some of these programs. Full information is available in disclosure 

Capturas de tela Default-search.net vírus

 
           
     

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *